Tribuna Ribeirão
Geral

MPF quer prestação de contas do Mais Médicos

O MPF-DF (Ministério Público Federal do Distrito Federal) entrou nesta terça-feira (20) com uma ação civil pública na Justiça contra o ter­mo de cooperação técnica que trouxe médicos cubanos para o Brasil para atuar no Mais Médicos, programa criado em 2013 na gestão da então presi­dente Dilma Rousseff. Com a ação, o MPF pede que a Justiça obrigue, em caráter de urgên­cia, o governo federal a prestar contas detalhadas dos valores repassados à Opas (Organiza­ção Pan-americana de Saúde) durante os cinco anos de vi­gência do programa.

A procuradoria pede que a Justiça estabeleça um prazo de 30 dias para que o Ministério da Saúde levante os dados e os pu­bliquem no site da pasta, “para fins de transparência”. Além dis­so, pede que a Justiça impeça o governo federal de firmar novos convênios do tipo, inclusive com a Opas, enquanto não for aten­dida a determinação do TCU (Tribunal de Contas da União) de que o governo brasileiro en­vie os relatórios de auditorias realizadas nos recursos transfe­ridos à Opas e as prestações de contas parciais.

O TCU apontou irregulari­dades na prestação de contas em acórdão publicado no ano pas­sado informando que “nenhum acordo internacional pode se sobrepor ao princípio constitu­cional da prestação de contas estatuído no art. 70, parágrafo único, da Constituição Federal”.

Postagens relacionadas

Estado e municípios paulistas destinaram R$ 1,38 bi para combate à pandemia

Redação 1

Supermáquinas apreendidas pela polícia vão a leilão em julho

Redação 1

Máscara gera multa de R$ 26 mil em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com