Tribuna Ribeirão
Geral

MPF prevê ‘efeito cascata’ em 32 ações da Lava Jato

Fernando Frazão/Agência Brasil

A decisão da Segunda Tur­ma do Supremo Tribunal Fede­ral (STF) que anulou a condena­ção do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine poderá ter impacto em pelo menos 32 processos com sentenças na Lava Jato, de acor­do com levantamento da força­-tarefa da operação em Curitiba (PR). Segundo o Ministério Pú­blico Federal, as sentenças en­volvem 143 réus. Entre eles esta­riam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, além do ex­-presidente da Câmara, Eduar­do Cunha (MDB-RJ).

A possibilidade de um “efei­to cascata” nas ações penais já julgadas levou ministros da Corte a avaliar uma forma de delimitar o impacto da deci­são de terça-feira (27). Por três votos a um, a Segunda Turma derrubou a sentença do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sér­gio Moro, que, em março de 2018, condenou Bendine a onze anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O entendimento que anulou a sentença de Bendine e alarmou investigadores da Lava Jato é de que é direito do réu se manifestar na ação penal após as alegações de delatores que tam­bém são acusados no processo, e não no mesmo prazo.

Na quarta-feira, 28 de agos­to, a defesa de Lula pediu a anu­lação das condenações nos ca­sos do triplex do Guarujá – no qual está condenado no Supe­rior Tribunal de Justiça (STJ) a oito anos e dez meses e cumpre prisão na capital paranaense – e do sítio de Atibaia (sentenciado a doze anos e onze meses em primeira instância). Os advoga­dos do ex-presidente também pediram a anulação da ação do Instituto Lula, na qual ainda não foi sentenciado.

Ainda na quarta-feira, o mi­nistro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, deter­minou que a Justiça Federal no Paraná reabra prazo para ale­gações finais do petista na ação penal em que é acusado por su­postas propinas de R$ 12,5 mi­lhões da Odebrecht. Fachin foi o único ministro da Segunda Turma que votou para manter a pena de Bendine. Ao invalidar a condenação do ex-presidente da Petrobras – na primeira vez que uma sentença de Moro foi anulada –, o colegiado impôs uma derrota à Lava Jato, mas já há na Corte uma preocupação com os efeitos da decisão em outros processos.

Uma das hipóteses avalia­das por ministros do Supremo é a de aceitar apenas sentenças em que o condenado pediu ao juiz mais prazo e teve a solici­tação negada, como ocorreu com Bendine, e não expandir o entendimento para todos os processos nos quais os réus – incluindo delatores – tiveram o mesmo prazo de defesa.

Essa saída teria o potencial de reduzir os casos em que in­vestigados poderão se livrar das condenações, avaliam interlo­cutores. Um ministro ouvido reservadamente considera que o recurso discutido pela Segun­da Turma ataca processos em que houve pedido da defesa por mais prazo e a solicitação foi indeferida. A discussão sobre a extensão do entendimento teria de ser analisada caso a caso, na avaliação desse ministro.

Integrantes da Corte ressal­taram que a ministra Cármen Lúcia, que preside a Segunda Turma, observou que seu voto se referia ao caso específico de Bendine. A ministra surpreen­deu ao divergir de Fachin e se alinhar à posição dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewa­ndowski, cujas críticas aos méto­dos da Lava Jato são frequentes. O relator da Lava Jato na Corte entende que a controvérsia de­veria ser discutida no plenário. Na quarta, Fachin encaminhou um caso semelhante para análise pelos onze ministros. A decisão pode fazer com que o plenário discuta o entendimento que anulou a condenação de Moro.

Postagens relacionadas

Ministro do Turismo trocará PMDB por PSD para viabilizar candidatura ao senado

Redação 1

Desmatamento na Amazônia cai 31% de janeiro a maio

William Teodoro

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com