Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

MPE tenta impugnar candidatura a prefeito

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O Ministério Público Elei­toral (MPE), por meio do promotor Alexandre Marcos Pereira, reiterou no último sá­bado, 10 de outubro, o pedido de impugnação do registro de candidatura de Fernando Chiarelli, de 63 anos, que dis­puta a prefeitura de Ribeirão Preto pelo Partido Patriota.

De acordo como o docu­mento do MPE, Chiarelli en­contra-se inelegível, “haja vista que foi condenado a quatro me­ses e 20 dias de detenção e doze dias-multa, em razão de crime eleitoral, sendo que a pena pri­vativa de liberdade foi por uma pena restritiva de direito, consis­tente na prestação de serviço à comunidade”, cita o promotor Alexandre Marcos Pereira.

De acordo com o repre­sentante do MPE, a inelegibi­lidade do candidato tem como fundamentação o processo nú­mero 40-20.2014.6.26.0305 em decisão transitada em julgado, em 28 de abril de 2018, profe­rida pelo juízo da 305ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto.

“São inelegíveis qualquer cargo: [..] j) os que forem con­denados, em decisão transi­tada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleito­ral, por captação ilícita de su­frágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta ve­dada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que im­pliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da elei­ção; (Incluído pela Lei Com­plementar nº 135, de 2010)”, escreve o promotor.

No pedido de impugnação, o MPE solicita à Justiça Elei­toral que seja indeferida, em caráter definitivo, o pedido de registro de candidatura de Fer­nando Chiarelli. A assessoria do candidato afirmou por te­lefone que a situação do can­didato do Patriota está dentro das exigências legais e que o processo está superado.

A reportagem também ligou para o celular do candi­dato, mas ele disse ao repórter que não vai se pronunciar so­bre o assunto. Segundo a pri­meira pesquisa Ibope/EPTV, divulgada em 5 de outubro, o atual prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB), de 56 anos, e o ex­-deputado federal Fernando Chiarelli lideram a corrida ao Palácio Rio Branco.

Se as eleições fossem hoje, o engenheiro agrônomo e o pro­fessor de literatura e de inglês estariam no segundo turno. A pesquisa ouviu 504 pessoas entre os dias 3 e 4, tem mar­gem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. Significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, conside­rando a margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Elei­toral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 00086/2020. Segundo as informações di­vulgadas, Nogueira tem 26% das intenções de voto (com a margem de erro, varia de 22% a 30%), enquanto Chia­relli aparece em segundo com 17% (entre 13% e 21%).

Os dois líderes da pesquisa de intenção de voto também têm as maiores taxas de rejei­ção. Segundo o Ibope, 42% dos eleitores entrevistados não vo­tariam em Duarte Nogueira de jeito nenhum (de 38% a 46%, segundo a margem de erro). Outros 22% não escolheriam Chiarelli (de 18% a 26%).

Em 2 de agosto de 2016, quando também era pré-can­didato a prefeito de Ribeirão Preto pelo PT do B, ele chegou a ficar mais de 40 dias preso em Tremembé por ofensa con­tra a honra da prefeita Dárcy Vera (então no PSD), na cam­panha eleitoral de 2012, autora da ação que gerou sua conde­nação, segundo o MPE.

Ele a chamou de “desonesta” e foi acusado de crime de calú­nia, difamação e injúria. Um mês após a prisão de Chiarelli, em 1º de setembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Federal (PF) defla­graram a Operação Sevandija.

A operação levou Dárcy Vera para a prisão, acusada de comandar um esquema que teria desviado mais de 200 mi­lhões dos cofres públicos. Hoje ela cumpre pena em prisão do­miciliar e rebate as acusações, alegando inocência. Alexandre Ferreira de Sousa foi o candi­dato do PT do B à prefeitura em 2016.

Postagens relacionadas

Mapeamento digital da RMRP custará R$ 7 mi

Redação 1

Eu tenho a força! – ‘Pego um avião e vou morar lá fora’

Redação 1

‘É tudo à luz da legislação’, diz Bolsonaro sobre liberação de emendas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com