Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

MPE investiga concurso da Câmara

Fachada da Câmara Municipal de Ribeirão Preto - Foto Alfredo Risk

O Ministério Público Es­tadual (MPE) vai ouvir oito servidores municipais da Câ­mara de Vereadores aprova­dos nos primeiros lugares em concurso público realizado em 2015, durante a gestão do então presidente do Legisla­tivo, Walter Gomes (PTB), atualmente sem mandato. Eles foram nomeados para os cargos no ano seguinte.

Nesta semana, o promo­tor da Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira, protocolou ofício no Legislativo definin­do dias e horários para ouvir cada um dos servidores. As audiências serão realizadas nos próximos dias. O objeti­vo, entre outros, é esclarecer se houve favorecimento e se processo seletivo foi direcio­nado. O inquérito civil públi­co foi aberto em 2016 sob o número 14.156.3713/2016.1

O concurso número 01/2015 foi realizado pela Apta Assessoria e Consultoria Ltda e selecionou candidatos para os cargos de diretor de imagens, editor de videotape, fotógrafo, radiotelefonista e recepcionis­ta. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nº 9.797, de 15 de se­tembro de 2015.

Na época, o processo foi questionado por vários par­ticipantes sob a alegação de que teriam ocorrido irregu­laridades e favorecimentos. No começo de 2016, após receberem denúncias, al­guns vereadores da legisla­tura anterior (2103-2016) – como Marcos Papa (Rede), Rodrigo Simões (PDT) e o então parlamentar Ricardo Silva (à época no PDT, hoje no PSB) – tentaram impug­nar o concurso.

Em 2016 também foi instaurada uma Comissão Especial de Estudos (CCE), presidida por Ricardo Silva, que apontou indícios de irre­gularidades no concurso. O relatório final foi protocolado no Ministério Público Esta­dual e serviu de base para a abertura do inquérito civil. No final das investigações o promotor poderá arquivar o caso por falta de provas ou se nenhuma irregularidade for constatada. Se constatar que houve fraude, Silveira vai ins­taurar uma ação civil pública.

Postagens relacionadas

PM proíbe manifestações políticas

William Teodoro

Polícia Civil lança edital para contratação de 250 delegados

Redação 7

Ana Marcela Cunha ganha medalha de ouro na maratona aquática nos Jogos de Tóquio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com