Por: Adalberto Luque
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou inquérito civil, nesta terça-feira (21), para apurar supostos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com o MP, as denúncias indicam que isso possa estar ocorrendo em postos de combustíveis de Guará (SP).
O promotor de Justiça Túlio Vinícius Rosa determinou o procedimento, que vai apurar se proprietários de estabelecimentos comerciais da região estariam evitando denunciar os casos para o Conselho Tutelar da cidade, quando se deparam com situações dessa natureza, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O MP-SP requisitou aos donos de um posto de combustíveis e de um restaurante, localizados às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330) e para outros estabelecimentos da região, imagens de câmeras dos circuitos internos e externos.
A promotoria pediu dados sobre possíveis notificações feitas ao Conselho Tutelar, à Secretaria de Assistência Social da cidade e à Delegacia da Polícia Civil. Também pediu que a Polícia Militar intensifique o patrulhamento dos postos de combustíveis, em especial os localizados às margens da Rodovia Anhanguera e no período noturno, com o objetivo de prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.