Tribuna Ribeirão
Geral

Movimentos pró e contra Lula preparam manifestações

O julgamento do recurso da defesa do ex-presidente da Re­pública Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP) pelo Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, 24, mobiliza movimentos pró e contra Lula na capital gaúcha. As manifestações tomarão corpo a partir desta segunda-feira, 22, e as forças de segurança se articu­lam para planejar sua atuação.

As manifestações mais nu­merosas prometem ser as de movimentos sociais e partidos de esquerda que apoiam o ex­-presidente da República. Entre os participantes da Frente Brasil Popular, ligada à CUT, que lidera a organização dos atos pró-Lula, o clima é de Fórum Social Mundial – movimento de esquerda que se destacou em Porto Alegre no iní­cio dos anos 2000.

Na segunda e na terça-feira, 23, serão realizadas diversas plenárias, contando com nomes de expres­são nacional, como a presidente da República cassada Dilma Rousse­ff e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que participarão do pai­nel “Mulheres pela Democracia”, e dos senadores Paulo Paim (PT­-RS) e Roberto Requião (PMDB­-PR), convidados para a “Ação Global Anti-Davos”.

O principal ato público dos movimentos de esquerda será realizado no fim da tarde de ter­ça-feira, quando são esperadas mais de 200 caravanas do inte­rior do Rio Grande do Sul e dos Estados vizinhos, Santa Catarina e Paraná, para uma marcha na região central da capital gaúcha. Os organizadores esperam reu­nir mais de 50 mil pessoas na chamada “esquina democráti­ca”, que fica perto do Mercado Público de Porto Alegre, a partir das 17 horas do dia 23.

Já os movimentos favoráveis à condenação de Lula têm optado por manifestações mais discretas. O Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua espalharam pela cidade cerca de 30 outdoors pe­dindo “Lula na cadeia”.

“CarnaLula” – Na véspera do julgamento, um ato está sendo convocado para o Parque Moi­nhos de Vento, o Parcão, espaço usual de protestos em apoio à Lava Jato em Porto Alegre. O evento no Facebook, marcado para às 18 ho­ras do dia 23, tinha menos de 100 confirmações até a quinta-feira, 18

O MBL convoca para outra manifestação no dia do julga­mento, também no Parcão. Cha­mado de “CarnaLula”, o evento é anunciado pelo movimento como “um verdadeiro pré-car­naval” em “comemoração pelo início da libertação do Brasil”.

Postagens relacionadas

Ano começa com 133 ataques de escorpião em RP

William Teodoro

País perde 1,062 milhão de vagas de trabalho no trimestre até fevereiro, diz IBGE

Redação 1

Gabarito preliminar oficial do Concurso Nacional Unificado será divulgado nesta terça

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com