Movimentos favoráveis e contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a condenação dele em segunda instância foram realizados em mais de 100 cidades nesta terça-feira (3), um dia antes do julgamento do habeas corpus do petista no STF (Supremo Tribunal Federal).
Em São Paulo, o VPR (Vem Pra Rua) fez um ato no cruzamento da avenida Paulista com a rua Pamplona. Já o MBL (Movimento Brasil Livre) chamou os manifestantes para a frente ao Masp, também na avenida Paulista, região central da capital paulista.
Os dois movimentos também realizaram atos contrários ao ex-presidente Lula em diversas cidades do interior paulista. No Rio de Janeiro, o ato aconteceu na praia de Copacabana, no posto 5, e deve contar com manifestantes ligados ao VPR e MBL.
Já a militância do PT deve intensificar apenas hoje dia do julgamento, os atos a favor do ex-presidente. Vigílias e passeatas foram marcadas em ao menos 14 capitais. Ontem havia atos marcados apenas em Brasília, Salvador, Cuiabá e Campo Grande (MS).
Para esta quarta-feira (4), estão sendo convocados atos em Brasília, Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Macapá, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.