O hip hop em Ribeirão Preto tem revelado uma grande quantidade de manifestações culturais, coletivos, entidades e expressões do movimento, das Batalhas de Rimas e dos MCs. Apesar dessa pluralidade de atores, ainda há muita dificuldade para a organização do movimento. A cidade ainda não possui uma política pública de apoio, fomento e incentivo ao hip hop, coletivos ou centros culturais.
Visando abrir espaço para o fortalecimento do movimento Hip Hop na sociedade, em 14 de setembro foi aprovado, na Câmara de Vereadores, projeto de resolução da Mesa Diretora a partir de proposta apresentada pelo vereador Ramon Faustino (PSOL) que institui o Fórum Municipal do Hip Hop e do Movimento das Batalhas de Rimas e MCs de Ribeirão Preto.
Entre os objetivos estão o diálogo com a comunidade, coletivos e grupos de hip hop de Ribeirão Preto, no intuito de criar e fortalecer políticas públicas municipais de fomento à cultura urbana, negra, periférica e da juventude. O fórum vai debater também o apoio na formação dos participantes do movimento.
A construção de caminhos para estimular a profissionalização dos membros dos coletivos, MC’s, produtores culturais e participantes dos movimentos associados ao hip hop também está na pauta, assim como as luta contra a criminalização e a discriminação do movimento.
A realização de eventos nas ruas, praças, parques, no sentido de proteger a comunidade, os participantes, sobretudo a juventude que ocupa estes espaços e os eventos das batalhas, também estarão na pauta de assuntos abordados pelo fórum.