Tribuna Ribeirão
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Motos e bikes ganham mais onze novas áreas

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribei­rão Preto (Transerp) implan­tou no domingo, 1º de agosto, na região Central da cidade, mais onze novas sinalizações do projeto “Frente Segura Ri­beirão”, uma área de espera exclusiva para motocicletas, ciclistas e similares.

No dia 25 de julho a com­panhia já havia implantado o projeto em seis cruzamentos da avenida Doutor Francisco Junqueira. Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o Departamento de Trânsito da Transerp refor­çou com sinalização vertical dos cruzamentos, evidenciando que o espaço é destinado para as mo­tocicletas e similares.

A nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril, incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição desta sinali­zação, destinada exclusivamen­te aos motociclistas. Entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, 21 motociclistas morreram na cidade, além de quatro ciclistas.

Os dados são do Movimento Paulista de Segurança no Trânsi­to (Infosiga-SP).

No primeiro semestre, 33 pessoas morreram na malha viária de Ribeirão Preto, com­posta por 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedidas pelo Estado. Ribeirão Preto já tem 22 cruzamentos com estas áre­as de espera exclusiva para mo­tocicletas e bicicletas.

No dia 25, as novas sina­lizações foram demarcadas nos cruzamentos da avenida Francisco Junqueira com as ruas José Bonifácio, Amador Bueno, Tibiriçá, Paraíba, São Paulo e João Ramalho, todas na região Central de Ribeirão Preto, na divisa com os Cam­pos Elíseos, Zona Norte.

Agora, das onze novas mar­cações, seis ficam em cruza­mentos da Francisco Junquei­ra com as ruas Visconde de Inhaúma, Tamandaré, Barão do Amazonas, Cerqueira Cé­sar, Bejamin Constant e Liber­dade. Os outros cinco ficam na avenida Jerônimo Gonçalves com as ruas Mariana Junquei­ra, Coronel Luiz da Cunha, Duque de Caxias, Martinico Prado e General Osório.

O “Frente Segura Ribeirão” é um projeto do Siga Conscien­te, programa de educação para o trânsito da Transerp. Com a demarcação antes da faixa de retenção nos semáforos, a sina­lização horizontal prevê um es­paço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ul­trapassagens arriscadas.

O projeto proporciona maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o confli­to com outros veículos no mo­mento da abertura do verde do semáforo. Aumenta o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia. Também dá maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres e diminui o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pe­destres no cruzamento.

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