À zero hora desta sexta-feira, 18 de maio, quatro praças de pedágio da região de Ribeirão Preto passaram a ser administradas pela Entrevias Concessionária de Rodovias. A empresa ganhou a concessão de 299 quilômetros do eixo viário entre Bebedouro, Ribeirão Preto e Igarapava (SP-322, SP-330, SP-328, SP-325 e SP-351) – a maior parte estava sob responsabilidade de Vianorte, do Grupo Arteris.
Com a mudança, as tarifas ficaram mais baratas para os carros, mas os motociclistas, antes isentos da cobrança, terão de pagar pedágio. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as quatro praças ficam em Sertãozinho, Ituverava, Pitangueiras e Sales Oliveira. A cobrança é proporcional e os valores variam de R$ 2,85 a R$ 5,50 – equivalem à metade do que os motoristas de outros veículos pagam nas cabines.
Na praça da Rodovia Atílio Balbo, em Sertãozinho, o valor da tarifa para os carros caiu de R$ 6,50 para R$ 5,70 (desconto de R$ 0,80) para pagamento manual e para R$ 5,41 (menos R$ 1,09) no sistema automático. Para motos, que usa o método semiautomático, custa R$ 2,85. Na Rodovia Armando Salles Oliveira, em Pitangueiras, a cobrança manual dos aumotóveis caiu de R$ 8,50 para R$ 7,30 (desconto de R$ 1,20) e a automática baixou para R$ 6,93 (menos R$ 1,57). Os motociclistas pagam R$ 3,65.
Na praça da Rodovia Anhanguera, em Sales Oliveira, a tarifa para pagamento manual caiu de R$ 10,70 para R$ 9 (desconto de R$ 1,70) e automática foi para R$ 8,55 (menos R$ 2,15). As motos pagam R$ 4,50. Na mesma estrada, mas na praça de Ituverava, o valor para automóveis no sistema manual baixou de R$ 13,10 para R$ 11 (abatimento de R$ 2,10) e no automático caiu para R$ 10,45 (menos R$ 2,65). Os motociclistas pagam R$ 5,50.
A concessionária passou a adotar um sistema inovador de pagamento semiautomático de tarifa de pedágio para motociclistas no Estado de São Paulo. Eles podem utilizar uma pulseira de borracha ou um cartão, ambos equipados com dispositivo de chip, para fazer o pagamento. Já os carros ganharam desconto. O benefício atende os veículos que utilizam diariamente os trechos dessas estradas e integra a política pública da quarta etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do governo de São Paulo, que prevê uma série de benefícios e modernizações para a malha paulista.
Por exemplo, na praça de Ituverava (Anhanguera, SP-330), a redução da tarifa varia de R$ 2,10 (pagamento manual) a R$ 2,65 (pagamento eletrônico). Para ter ideia do que isso representa, o usuário que passa nos dias de trabalho neste pedágio pode alcançar uma economia mensal de R$ 92,40 no pagamento manual. Caso opte pelo automático, a economia pode ser de R$ 116,60 devido ao desconto adicional de 5% na tarifa. Atualmente custa R$ 13,10 para carros de passeio.
Um desconto adicional de 5% é oferecido para todos os usuários que optarem pelo pagamento de forma eletrônica pelas cabines de cobrança automática – atualmente 56% dos motoristas já pagam o pedágio nesse modelo nas rodovias paulistas. A Entrevias já opera 271 quilômetros no trecho sul do lote Rodovias do Centro Oeste desde julho do ano passado, no eixo entre Florínea e Borborema.
Serão investidos R$ 3,9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Desse total, R$ 2,1 bilhões deverão ser direcionados para obras e melhorias aos usuários já nos oito primeiros anos da concessão. Estão previstas a duplicação de aproximadamente 200 quilômetros de pistas (ida e volta), além de 146 quilômetros de ciclovias, novas passarelas e vias marginais. A Entrevias Concessionária de Rodovias S/A foi criada pelo Pátria Investimentos (via Fundo III de Infraestrutura), grupo que apresentou a melhor oferta na licitação realizada no dia 10 de março, na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa): R$ 917,2 milhões, configurando ágio de 130,89% sobre o lance mínimo de R$ 397 milhões relativo à primeira parcela da outorga da concessão.