As obras de mobilidade urbana realizadas na avenida Costábile Romano, no bairro Ribeirânia, Zona Leste da cidade, têm gerado reclamações de motoristas e motociclistas. Com o avanço dos trabalhos, o asfalto em frente à Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) foi retirado para repavimentação. Contudo, no local não havia sinalização desde a instituição de ensino até a rotatória com a avenida Leão XIII.
Na noite de segunda-feira, 16 de outubro, um motociclista derrapou e quase caiu quando chegava com sua motocicleta para estacionar em frente à universidade. Sem a sinalização no local, os veículos passam jogando poeira e pedriscos nas motocicletas estacionadas. Uma delas teve a carenagem arranhada.
A Secretaria Municipal de Obras de Ribeirão Preto foi procurada e se manifestou através de nota. “A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que, no local, está sendo feito uma a escavação do pavimento para reforço do mesmo, etapa iniciada recentemente e já concluída hoje, quando os trabalhadores iniciaram a instalação do subasfalto (Binder, constituído dessas pequenas pedrinhas)”, diz.
“Em seguida, ainda nesta semana, colocarão a capa asfáltica definitiva. Segundo apurado à empresa responsável pela obra, o local estava devidamente sinalizado, mas um técnico será enviado ao local no momento para verificar se foi retirada a sinalização.”
A RP Mobi alerta para a interdição total de um trecho da pista Bairro/Centro da Costábile Romano, que começou no último final de semana, ao lado do Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira). O bloqueio é realizado para o andamento das obras do corredor de ônibus na região Leste, pelo Programa Ribeirão Mobilidade.
De acordo com a empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, o fechamento total ocupa as três faixas de rolagem da pista Bairro/Centro da avenida Costábile Romano. Com essa intervenção viária, a RP Mobi recomenda que os motoristas usem rotas alternativas.
De acordo com a DGB Engenharia, construtora responsável pela execução dessas obras, este bloqueio tem previsão de duração de 30 dias. A interdição está devidamente sinalizada com cavaletes e cones, além de placas com indicações sobre os desvios necessários.
Além disso, uma equipe técnica está em monitoramento ao andamento dos serviços a fim de garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região. A RP Mobi orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de se evitar acidentes.
O corredor de ônibus da avenida Costábile Romano terá seis quilômetros de extensão. A DGB Engenharia e Construções Ltda. venceu a concorrência pública número 014/2022 por R$ 29.930.470,50. O prazo para realização é de 15 meses.