Por: Adalberto Luque
Uma obra realizada no cruzamento da Avenida Professor João Fiúsa com a Rua Maestro Inácio Stábile, Alto da Boa Vista, zona Sul de Ribeirão Preto, foi inaugurada pelos próprios motoristas, impacientes com a demora para a conclusão do acesso aberto no canteiro central da avenida.
A obra começou a ser executada no início de 2023. O canteiro central foi quebrado e pelo menos uma árvore foi retirada por equipes da Prefeitura de Ribeirão Preto. No final do mês de abril as máquinas deixaram o local e colocaram uma tela com cavaletes da Transerp, para evitar a passagem de carros. Faltava apenas uma camada de asfalto lisa e a sinalização aérea e de solo.
Desde então, nada mais foi feito no local e os motoristas resolveram inaugurar a passagem. No começo, os cavaletes eram recolocados de tempos em tempos, mas os motoristas voltavam a “inaugurar”. Há vários dias o cruzamento é utilizado sem qualquer respeito às leis de trânsito. Impera a Lei do do mais forte no trânsito, ou de quem se julga mais esperto.
O problema maior é o risco que esses motoristas oferecem. Alguns fazem conversão da Avenida Professor João Fiúsa para a Rua Maestro Inácio Stábile, parando atravessado. Outros cruzam a avenida sem qualquer preocupação, afinal, não há qualquer sinalização e os cavaletes estão jogados ao lado.
Há casos em que dois carros seguem juntos e acabam obstruindo a faixa da esquerda de uma das vias da avenida. A Prefeitura foi questionada pela reportagem sobre esta obra, mas não se manifestou a respeito.