Por: Adalberto Luque
Um ciclista de 47 anos morreu, na manhã deste domingo (14), após ser atropelado por um veículo na Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), Anel Viário Sul, altura do km 312, zona Sul de Ribeirão Preto. Luciano da Silva, que era conhecido por “Falante” em grupos de ciclistas, estava pedalando pelo acostamento quando ocorreu o acidente.
Por volta de 07h15, um veículo Citroen C4 Cactus teria atropelado o ciclista, jogando-o para além do acostamento da pista. Imediatamente equipes da concessionária Entrevias, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foram até o local.
Silva recebeu manobras de ressuscitação, mas não reagiu e, de acordo com boletim da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), sua morte foi constatada às 08h18. O local foi preservado para o trabalho de perícia. Dezenas de ciclistas passaram pelo local, muitos choraram ao saber da identidade da vítima, que era bastante conhecido e querido.
O motorista, de 19 anos, disse que o ciclista teria invadido parte da pista e não conseguiu evitar o atropelamento, o que será investigado. Ele foi submetido a teste de bafômetro e o resultado indicou que dirigia embriagado. O laudo indicou 0,23 mg/l. De 0,05 mg/l até 0,33 mg/l é considerada embriaguez e a infração é gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Igual ou acima de 0,34 mg/l é crime de trânsito.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ). O motorista vai responder por homicídio culposo na condução de veículo automotor. A Polícia Civil vai investigar o caso.