Além de ter nascido em uma família com origens na Itália, a artista visual Odilla Mestriner (1928-2009) foi fortemente impactada pela presença dos imigrantes italianos em Ribeirão Preto, em suas vivências familiares e, especialmente, em sua formação artística. Este é o tema da exposição “Odilla Mestriner e a influência italiana”, que pode ser vista de 30 de março a 6 de maio na Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto).
Organizada pelos pesquisadores Gabriel Azarias e Mônica Oliveira, com apoio de Camila Paulucci, a mostra é uma proposição de Nilton Campos, como atividade paralela da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”, aberta ao público, também até 6 de maio, no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.
“Neste projeto mostramos ao público um painel com informações a respeito das origens italianas dos avós de Odilla e também de importantes artistas presentes em sua formação, também de origem italiana”, explica Azarias, co-gestor do Museu Casa da Memória Italiana. Os visitantes também podem apreciar uma obra original da artista – “Da Série Casa (1964)” -, produzida com colagem e nanquim sobre papel.
Odilla Mestriner vivenciou fortemente um momento de mudanças na visão do fazer artístico em Ribeirão Preto a partir de meados dos anos de 1950, com a chegada de artistas italianos como Bassano Vaccarini e Domenico Lazzarini. “Foi um período de modernização da arte na cidade, o que fez com que Odilla recebesse um acompanhamento artístico que, certamente, contribuiu para a construção de uma identidade em sua produção”, avalia Nilton Campos, diretor do MARP e curador da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz – uma realização do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Sobre Odilla Mestriner
Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.
Ao longo de 50 anos de carreira nas artes visuais, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.
Sua arte está presente nos principais museus do país, entre eles MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto.
SERVIÇO
Exposição “Odilla Mestriner e a influência italiana”
Museu Casa da Memória Italiana
Rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto-SP
Informações: (16) 3904-2750, (16) 99760-9946, casadamemoriaitaliana@gmail.
Museu Casa da Memória Italiana – Visitação aberta ao público:
De 30 de março a 6 de maio
Quintas-feiras, às 15h
Sábados, às 10h e às 11h30
Um domingo ao mês, às 10h e às 11h30
Agendamento gratuito pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.
Exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”
MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
Informações: (16) 3635-2421
MARP – Visitação aberta ao público:
De 22 de março a 6 de maio
De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30
Aos sábados: nos dias 25/03, 15/04, 29/04 e 06/05, das 9h às 15h
Obs.: Nos dias 07/04 e 21/04, o museu estará fechado