A partir de 8 de novembro, segunda sexta-feira do mês, o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MArp) abrigará a exposição “Amanhã Serei Raiz”, que conta com 13 obras assinadas por artistas cujo objetivo é resgatar o feminino e a ancestralidade. A mostra do coletivo 1MULHERporM2 tem uma das principais bandeiras trabalhos de dimensão de um metro quadrado.
É uma relação simbólica entre a ocupação literal de um espaço físico restrito e sua analogia ao limitado espaço ocupado pela mulher na sociedade atual, traz trabalhos que promovem uma reflexão acerca da consciência ambiental, saúde, diversidade, desigualdade, memória histórica, a vivência através de temas relacionados à antepassados e a força feminina como eixo de referência.
O Marp fica na rua Barão do Amazonas nº 323, na região Central da cidade, na esquina com a rua Duque de Caixas, em frente à praça Carlos Gomes. A exposição estará em cartaz até 20 de dezembro e depois volta em janeiro de 2025 (do dia 7 ao 18). O espaço abre de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30. Abrirá nos sábados dias 9 e 30 de novembro, 14 de dezembro e 18 de janeiro, com visitação das nove às 15 horas.
A exposição conta com as obras das artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura.
Cada artista traz um conjunto de obras composto por três elementos: imagem, texto e livro de artista, que se complementam e oferecem uma leitura plural de seu universo poético. Os livros de artista aproximam o espectador do processo criativo, ampliando a possibilidade de uma interação viva e sensível com as obras. Além da exposição, haverá outras atividades gratuitas abertas ao público.
No dia 9 de novembro, será realizado o Encontro com as Artistas, com mediação do diretor do Marp, Nilton Campos. Neste dia, os participantes terão a oportunidade de conversar com as artistas e poderão ter acesso a mais informações sobre as suas trajetórias artísticas, pesquisas, processos de trabalho e sobre as suas obras. No dia 6 de novembro, haverá a oficina gratuita de Gravura e Monotipia, que também acontecerá no Marp.
Por fim, serão oferecidas outras atividades online e gratuitas, a oficina de Fotografia – Desvendar o Olhar, no dia 13 de novembro, e uma palestra onde as artistas compartilham suas experiências de formação e gerência de coletivo no dia 21.para todos esses eventos paralelos a informações e inscrições devem ser feitas no Marp, pelo telefone (16) 3635–2421 ou e-mail [email protected].
Coletivo – Com cinco anos de atividade, 1MULHERporM2 é um grupo de mulheres artistas visuais que propõe discussões sobre o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais.
Vale lembrar que a exposição “Amanhã Serei Raiz”, foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior de São Paulo, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado através da arte.
Serviço
Exposição: “Amanhã Serei Raiz”
Com: coletivo 1MULHERporM2 49°
Artistas: Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott
Quando: de 8 de novembro a 20 de dezembro e de 7 a 18 de janeiro
Onde: Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp)
Endereço: rua Barão do Amazonas nº 323, Centro
Visitação
De terça a sexta-feira: das 9h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30
Sábados: 9 e 30 de novembro, 14 de dezembro e 18 de janeiro
Horário: das 9 às 15 horas.
Telefone: (16) 3635 2421
E-mail: [email protected]
Entrada: gratuita