O Centro Cultural Palace recebe, desde o dia 10 de maio, a exposição “PASSA_AR_OS – passos no ar”, que poderá ser visitada até 17 de julho, com entrada aberta ao público. Fica na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. A mostra foi montada no primeiro piso.
A exposição traz uma instalação aérea composta por 600 esculturas em formato de pássaros. A obra, que se assemelha a uma revoada de pássaros, representando jornada, travessia, é um projeto organizado pelo grupo Artrilha e curado por Edna Carla Stradioto, com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
As esculturas foram criadas por Thiago Burioli e cada peça é uma base feita em fibra de vidro e finalizada com resina acrílica, na qual 30 artistas fizeram intervenção artística com as mais variadas técnicas e estilos. Além disso, cada unidade tem cerca de 20x20x5cm de dimensão, com peso final de cerca de 30 gramas cada.
Participam da obra os artistas Alzira Chaloub, Ama Luna, Ana Maria Xavier, Ana Paula Jardine, Antônio Cavalcante, Ara Celis Vilela, Bernardete Sarmento, Caroline Simó, Edna Carla Stradioto, Eliana Pierri, Eliara Bevilacqua. Gêiza Barreto, Gustavo Mazzeu, Helen Betune Wolf, Kátia Brasileiro, Ju Barros e Leila Biscuola.
Também estão envolvidos Leila Costa Quaglio, Lúcia Penido Portela, Maria Cavallaro, Marlene Trouva, Patylene, Paulo Vítor Carneiro, Regiane Rossetti, Salete Lottermann, Sayuri Fukuoka, SilKarla, Simone Ceia, Tati Garcia e Thiago Burioli.
Os 30 artistas representam a arte brasileira contemporânea de Norte a Sul do Brasil e foram convidados a integrar o projeto já em 2021, quando foi idealizado por Edna Carla Stradioto. “A proposta é uma revoada de pássaros que representa o voo de liberdade. O público vai encontrar cada escultura pendurada individualmente e se encantar com pássaros lindos, diferentes e delicados”, diz.
“Uma oportunidade para ver a qualidade técnica do ineditismo de uma obra dessa no Brasil. Lembrando, que não há na história da arte brasileira, grupo que tenha reunido 30 artistas e, muito menos, nessa dimensão”, explica a curadora da mostra, Edna Carla Stradioto. A visitação será permitida de segunda a sexta-feira, das nove às 20 horas, e aos sábados, das nove às 15 horas.