Um levantamento anual realizado pela CPFL Energia em toda a sua área de atuação, que inclui suas quatro distribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE), aponta um aumento de 31% no número de acidentes fatais com reformas e serviços realizados em ambiente residencial e comercial em 2020, comparado ao ano anterior.
Entre janeiro e dezembro de 2020, foram registrados 70 acidentes, sendo 25 deles fatais (35,7%) – durante execução de podas de árvores ou serviços de construção e acabamento, pintura de fachadas e colocação de calhas, nas cidades sob concessão das distribuidoras do grupo. No mesmo período, em 2019, o número foi de 68 acidentes, sendo 19 deles fatais (27,9%). Considerando apenas as 234 cidades atendidas pela CPFL Paulista – entre elas Ribeirão Preto, com cerca de 310 mil clientes –, em 2020, o número chega a 33 contra 23 em 2019, crescimento de 43%. As fatalidades saltaram 57% entre os dois anos.
A boa notícia é que, no comparativo entre os três primeiros meses de 2021 com o trimestre anterior, o número total de acidentes nas quatro distribuidoras do grupo caiu 55% (de 22 para nove) e 87% em relação aos fatais (sete para um).
Serviços como pequenas reformas, pintura, colocação de calhas, poda de árvores no jardim ou nas calçadas, instalação de painéis luminosos, entre outras atividades, precisam ser planejados com cuidado e atenção quanto às medidas de segurança a serem tomadas. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Energia e as concessionárias do grupo mantêm um trabalho permanente de orientação à população.
“Oferecemos dicas sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar qualquer trabalho que exija proximidade com a rede elétrica, ou mesmo no dia a dia, no uso de aparelhos eletrodomésticos ou em uma simples troca de lâmpadas”, explica Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.
Guardião da Vida
Além de programas de treinamento, palestras, distribuição de material informativo, alertas nas contas de consumo de energia, informações e dicas disponibilizadas no site da campanha Guardião da Vida (https://guardiaodavida.com.br/), a CPFL Paulista alerta para os riscos que a rede oferece, quando não existe planejamento cuidadoso do trabalho a ser executado.