Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Morreu o pecuarista Adir do Carmo Leonel

Foto tirada em 13 de setembro, durante evento de lançamento do livro

Morreu em casa, nesta sexta (4), após um ano de tratamento contra um câncer, o pecuarista Adir do Carmo Leonel, aos 85 anos. Adir deixa a esposa Carmem, os filhos Paulo, Vera e Silvia, a nora Carla, as netas Patrícia, Carolina, Renata, maria Carmem e Maria Clara e os bisnetos Isabela e Eduardo.

O velório será a partir das 11h30 e o sepultamento ocorrerá às 17h, no  Memorial Parque dos Girassóis – Av. Afonso Valera, 350, Bairro Recreio das Acácias.

No dia 13 setembro foi lançada sua biografia A Vida de um Selecionador, na Estância 2L, em Ribeirão Preto.  Em 240 páginas, são tratados os grandes momentos da história recente do Nelore, momentos marcantes de sua trajetória, além de depoimentos de profissionais, pesquisadores e criadores, que conviveram com Adir.

Além da paixão pela pecuária Adir, trabalhou muito no apoio à Apae. Ele atuava em 55 unidades da Apae nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, realizando muitas campanhas, inclusive em seus leilões. Adir também fundou, há 30 anos, junto com amigos a Rarev, uma comunidade terapêutica para recuperação de dependência química.

Biografia

Filho e neto de pecuaristas, aprendeu desde cedo a reconhecer, no olhar, as características de um animal produtivo. Foi um dos primeiros membros do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas da ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu, onde também atuou como diretor por diversas gestões.

Em seus 25 anos de atuação como jurado nas pistas de todo Brasil, defendeu a pureza racial e a produtividade, como características fundamentais na formação e na transformação de plantéis.
Foi o olhar apurado para reconhecer animais excepcionais, que o fez conceder os primeiros campeonatos para raçadores como Chummak, Gangayah do Brumado, Inca, Vassuveda, e Ludy de Garça, dentre outros.

Esses animais nortearam os rumos da seleção genética da raça Nelore do Brasil, que hoje colhe os frutos deste trabalho, já que o País alcançou o status de um dos maiores playes globais em produção de proteína animal, abastecendo mais de 150 países em todo o globo terrestre.

 

Postagens relacionadas

Por dia, Daerp localiza três vazamentos ocultos

Redação 1

Bombeiros apagam incêndio em apartamento na Ribeirânia

Luque

Presente nas redes sociais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com