Antônia Yoshida, de 77 anos, morreu após ser arrastada por enxurrada provocada por um temporal que atingiu a cidade de Barretos na última quinta-feira, 6 de janeiro. A idosa foi enterrada na manhã desse domingo, 9 de janeiro, no Cemitério Municipal daquela cidade.
O corpo da mulher foi encontrado por funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Barretos no sábado, 8 de janeiro, com bastante ferimentos provocados pela intensidade das águas.
Em uma gravação de vídeo, é possível visualizar o momento em que Antônia tenta se manter em pé, mas acaba derrubada pela força da água e é arrastada pela via. Na ocasião, a mulher estava com a irmã em um carro, mas saiu para fechar uma das portas que se abriu durante a chuva.
Temporal em Barretos
Em relação às chuvas que atingiram cidades da região, Barretos foi o município mais afetado. Por lá, uma ponte que liga os bairros Cristiano Carvalho e Zequinha Amêndola desabou. Moradores e pessoas que passavam pelo local filmaram a cratera deixada.
Por conta do temporal, equipes do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto foram encaminhadas para auxiliar no atendimento das ocorrências. Conforme informado pela guarnição, as vítimas do temporal foram socorridas até o pronto-socorro de Serrana.
Ainda na noite de quinta-feira, após publicado no Diário Oficial de Barretos, a prefeita Paula Oliveira Lemos (DEM) decretou estado de calamidade pública no município, “provocado por desastre e caracterizado como anormal, em razão de enxurradas e inundações bruscas ocorridas em diversos locais”.
Conforme a publicação, o temporal teve duração de aproximadamente duas horas e foi registrado índices de precipitação de mais de 100 milímetros. Vários imóveis e comércios foram invadidos pela água da chuva.