Faleceu às 23 horas deste domingo, 8 de outubro, aos 80 anos de idade, o diretor técnico do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Antônio Vicente Golfeto. Ele estava internado há 36 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed de Ribeirão Preto.
Golfeto foi internado com vários problemas de saúde, ficou sedado e entubado e, durante sua internação teve disfunção de múltiplos órgãos, não conseguindo se recuperar. Nos últimos dias seu quadro de saúde agravou muito.
Considerado uma referência no setor econômico da cidade, Golfeto era conhecido e carinhosamente chamado de professor e formou-se em Direito na segunda turma da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, hoje Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) em 1966, com ênfase em Direito Econômico. Também foi professor em várias universidades da cidade, como o Centro Universitário Moura Lacerda, o Centro Universitário Barão de Mauá e a Universidade Paulista (UNIP),
Na política, já foi vereador por quatro legislaturas (1964-1969 / 1973-1977 / 1977-1983 /1983-1988). Vicente Golfeto começou na ACIRP, no Departamento Jurídico em 1965, mas logo ajudou a criar o Instituto de Economia Maurílio Biagi, onde permaneceu até falecer. Também foi comentarista da TV Clube durante muitos anos.
O velório está sendo realizado na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto até 15h30. O sepultamento ocorrerá no Cemitério da Saudade.
Notas de pesar
Acirp /Sandra Brandani Picinato, presidente da entidade:
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) lamenta a morte do sr. Antônio Vicente Golfeto, diretor técnico da entidade e um dos mais importantes intelectuais de seu tempo.
A presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato, apresentou, em nome da instituição, condolências a todos os familiares e amigos,
“É uma grande perda não só para a Acirp, mas para Ribeirão e região. Golfeto fez análises brilhantes sobre a economia regional e era um membro único da nossa instituição, do mundo acadêmico e da sociedade. Sua ausência será muito sentida e sua trajetória sempre será lembrada”, declarou a presidente da Associação, Sandra Brandani.
Durante sua carreira de quase seis décadas, conviveu e influenciou as principais lideranças empresariais da cidade, sendo uma opinião sempre demandada e acolhida pela Imprensa.
Amante da etimologia das palavras e do Corinthians, deixa para nossa história seus comentários precisos e afiados e a certeza de que sua vida e sua obra seguem vivas na memória de todos.
Duarte Nogueira – prefeito de Ribeirão Preto:
É com profundo pesar que lamento o falecimento de Antônio Vicente Golfeto, aos 80 anos, ocorrido nesta madrugada.
Golfeto era uma referência, reconhecido por suas análises afiadas que abrangiam não apenas números, mas também a história e a política da nossa cidade.
Ele deixou um legado notável ao se formar em Direito na segunda turma da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, hoje Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 1966, com ênfase em Direito Econômico. Além disso, dedicou-se como professor titular em diversas universidades da nossa cidade, contribuindo para a formação de inúmeras gerações de estudantes.
Participou por várias vezes de reuniões em nossa administração, inclusive ao apresentar números referentes a região metropolitana e de Ribeirão Preto.
Golfeto será lembrado não apenas por sua expertise acadêmica, mas também pelas reflexões que deixou. Que sua memória e legado perdurem como inspiração para todos.