Faleceu nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, aos 73 anos, o comerciante Pedro Deraldo Vila, o Pedrão, proprietário da Tabacaria e Chapelaria do Pedrão, localizada no box 36 do Mercadão Central de Ribeirão Preto.
Pedrão entrou no Mercado Municipal de Ribeirão Preto com 14 anos de idade e ficou no ramo desde 1963. Trabalhou como funcionário por 15 anos. Em 1979 iniciou uma nova jornada como sócio proprietário na Tabacaria Pean, onde ficou até 1999, neste mesmo ano seguiu seu caminho abrindo sua própria tabacaria, a Tabacaria e Chapelaria do Pedrão, se tornando um dos mais conhecidos na cidade e região.
Segundo familiares, a morte foi em decorrência de uma infecção hospitalar. Quando jovem, Pedrão passou por uma intervenção cirúrgica para curar uma apendicite. A cirurgia provocou uma cicatriz que nunca lhe causou problemas.
Nas festas de fim de ano ele queixou-se de dor no estômago. “Ele comeu algo e disse que não se sentiu bem. Nós o levamos para o hospital e na ocasião falaram que era uma gastrite ou refluxo”, disse a filha Tatiane.
Medicado, o comerciante voltou à sua rotina, mas na passagem de Ano Novo novamente reclamou de dores fortes. “No domingo dia 1º voltamos ao hospital e pedi para que fizessem exames detalhados, pois aquela dor não era normal. Foi aí que eles viram que a cicatriz da cirurgia do apêndice aderiu ao intestino. Ele nunca reclamou de nada. Mas essa aderência causou complicações”, explicou Tatiane.
Pedrão teve infecções e foi internado na UTI. Na manhã desta segunda-feira ele não resistiu.