Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Morre, aos 68 anos, Roberto Dinamite

Roberto Dinamite, maios artilheiro do Vasco da Gama (Reprodução Vasco)

Morreu neste domingo (8), aos 68 anos, Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, maior artilheiro do Vasco da Gama e jogador com mais jogos pelo clube. Dinamite tinha 68 anos e desde o fim de 2021 fazia tratamento contra câncer na região do intestino.

Roberto Dinamite nasceu em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1954. Ele foi eleito deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PMDB por cinco mandatos consecutivos. Jogou pelo Vasco da Gama durante as décadas de 70, 80 e 90 e encerrou a carreira no mesmo Cruz-Maltino. Também foi presidente do clube entre 2008 e 2014.

Foi maior goleador da história do Vasco, com 708 gols, e o atleta com mais jogos disputados – 1110 bem como o maior artilheiro do Estádio de São Januário, com 184 gols. Foi considerado, numa votação entre 240 personalidades vascaínas pela Revista Placar, como o maior jogador da história do clube. É também, junto com Pelé e Rogério Ceni, o único jogador do futebol brasileiro a ter mais de mil jogos por uma equipe.

Dinamite destacou-se, ainda, por ser o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols) e do Campeonato Carioca (279 gols). É considerado pela IFFHS o quinto maior goleador do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos.

Seleção – Na seleção brasileira teve momentos de grandes alegrias e decepções. Convocado pela primeira vez em 1975, o atacante esteve presente nas Copas do Mundo de 1978 e 1982, e fez, vestindo a camisa canarinha, o gol mais marcante de sua carreira. “Estava esquecido por toda a imprensa e torcida há mais de 20 dias. Mas, com o gol que fiz contra a Áustria, voltei a ser aclamado como ídolo do povo brasileiro de um dia para o outro. Foi sensacional”, confessou em entrevista.

No entanto, o matador teve seus momentos de desprazer. “A maior tristeza na minha carreira foi a maneira como fomos desclassificados do Mundial de 1978, na Argentina. Estávamos invictos, mas fomos eliminados com a derrota do Peru por 6 a 0 para a Argentina”.

Em 1982, Roberto foi convocado em cima da hora para disputar o Mundial da Espanha devido à contusão de Careca. Dessa vez, ao contrário de 1978, sua participação ficou restrita aos treinamentos, pois Telê Santana não colocou o craque em nenhuma partida.

Sua última participação na Seleção ocorreu em 1984, quando vestiu a Amarelinha pela última vez sob o comando de Eduardo Antunes Coimbra. Em 1986, mesmo em grande fase pelo Vasco, não foi lembrado por Telê Santana para a Copa do Mundo no México.

Postagens relacionadas

Fogão divulga programação de treinos

Redação 1

Décimo terceiro deve injetar R$ 728 mi em Ribeirão Preto

Redação 4

Ferrari promete ser mais competitiva no Bahrein após realizar correções

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com