Tribuna Ribeirão
Entretenimento

Morre a ‘lenda’ do rock Fats Domino

Músico vendeu mais de 65 milhões de discos em cinco décadas de carreira e foi considerado pela revista “Rolling Stone” o 25º artista mais importante de todos os tempos
Um dos pioneiros do rock’n’roll, o americano Fats Domino morreu nesta quarta-feira, 25 de outubro, aos 89 anos. Durante mais de cinco décadas de carreira, o cantor e pianista inspirou grandes nomes do gênero, como Elvis Presley e os Beatles. Segundo a TV WWL-TV, a filha do cantor confirmou a morte e disse que ele faleceu em paz, cercado por sua família.

Antoine “Fats” Domino nasceu em Nova Orleans, Estados Unidos, em 26 de fevereiro de 1928 e foi casado com Rosemary Domino, com quem teve 13 filhos, desde 1948. O mais novo de oito irmãos, passou a adolescência trabalhando em empregos distantes da música. Fez bicos em um caminhão de gelo e em uma fábrica de móveis, mas desde novo mostrava sua aptidão para o piano, instrumento que o consagrou, junto à sua voz.

A carreira na música começou, então, aos 21 anos, quando ele se juntou ao trompetista Dave Bartholomew, responsável pela produção de seu primeiro álbum, “The Fat Man”, lançado em 1949.Foi um sucesso em todo o terrirório americano, e é considerado o primeiro disco de rock a vender mais de um milhão de cópias. Em 1986, o cantor recebeu um Grammy pelo conjunto de sua obra e, mais tarde, foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame – ele, aliás, foi um dos primeiros a entrar na cultuada lista.

Anos mais tarde, em 1998, o presidente americano Bill Clinton premiou Domino com a medalha nacional de artes em uma cerimônia na Casa Branca. Entre as canções mais contundentes de Fats Domino estão as faixas “Blueberry Hill”, “Ain’t that a shame” e “I’m walking to New Orleans”. Com uma carreira de cinco décadas, o cantor vendeu mais de 65 milhões de discos e foi considerado pela revista “Rolling Stone” o 25º artista mais importante de todos os tempos.

Natural de Nova Orleans, o músico fez uma série de aparições públicas para angariar fundos para as vítimas do furação Katrina, ainda que também tenha perdido bens durante a tragédia. Entre os pertences que foram levados pela água, estavam seus discos de ouro e sua medalha nacional de artes, que foram, posteriormente, recuperados e devolvidos a ele.

Duas fotos: Divulgação
Fats Domino com o Grammy que ganhou pelo conjunto de sua obra e quando ainda era jovem, sempre ao lado do piano: um dos maiores da história do rock

 

Postagens relacionadas

Alinne Moraes revela que conheceu o pai apenas aos 22 anos

Redação 1

Nego Di critica a Globo por não dar espaço para recuperar sua imagem

William Teodoro

Cantor Shawn Mendes vai se apresentar no Brasil em julho

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com