Tribuna Ribeirão
Cultura

Morre a cantora e atriz Jane Birkin

A cantora e atriz franco­-britânica Jane Birkin, de 76 anos, foi encontrada morta em sua casa em Paris no domingo, 16 de julho, segundo infor­mações divulgadas pelo canal BFMTV citando fontes pró­ximas da artista. Jane era par­ceira do cantor francês Serge Gainsbourg e o dueto em “Je t’ aim moi non plus” marcou a história da música francesa. Ela disse recentemente que foi obrigada a cancelar shows de­vido a problemas de saúde.

Britânica, Jane desenvol­veu praticamente toda a sua carreira artística na França. Em 2021, ela sofreu um AVC, mas retornou pontualmente ao trabalho. Jane era filha do militar francês Dave Birkin e da atriz inglesa Judy Campbell e nasceu em Londres em 14 de dezembro de 1946. Com a mãe, teve contato direto com o cinema desde criança.

Seus primeiros papéis fo­ram em dois filmes premiados no Festival de Cinema de Can­nes: “Le Knakck”, de Richard Lester, em 1965, e “Blow-Up”, de Michelangelo Antonioni, em 1967. Em 1968, Jane deci­diu radicar-se na França, onde conheceu o cantor Serge Gains­bourg, com quem viveu uma história de amor que resultou em trabalhos de sucesso e tam­bém em escândalos ocasionais.

Seus gemidos em “Je t’ aim moi non plus” provocaram po­lêmica e o título chegou a ser proibido no Brasil em 1969. Gainsbourg inicialmente es­creveu a música para a atriz francesa Brigitte Bardot, com quem teve um caso de amor tempestuoso. Bardot baniu a versão inicial da música, com seus vocais, e com essa decisão abriu caminho para que Jane Birkin se tornasse uma lenda.

Embora o casal Birkin­-Gainsbourg tenha se separa­do em 1980, o compositor e cantor escreveu para ela um de seus álbuns de maior pres­tígio três anos depois, “Baby alone in babylone”, pelo qual foi premiada com um disco de ouro, algo que voltou a al­cançar com “Arabesque”, em 2002. Paralelamente à carreira musical, Jane seguiu atuando, primeiro com papéis bastante cômicos como em “La mou­tarde me monte au nez” ou “La course à l’échalote”.

Postagens relacionadas

Fundação do Livro e Leitura realiza contação de história no Parque Maurílio Biagi neste sábado (11/12)

Redação 1

Agenda lotada no Teatro Santarosa

Redação 1

Salão traz imagem de fotógrafo do Tribuna

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com