Tribuna Ribeirão
Geral

Moro aciona STF contra depoimento de Bolsonaro

FÁBIO POZZEBOM/AG.BR.

Pivô do inquérito que in­vestiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Fe­deral, o ex-ministro da Jus­tiça Sergio Moro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o depoimento do chefe do Executivo. Ele pede ao ministro Alexandre de Moraes, relator da inves­tigação, que cobre parecer da Procuradoria-Geral da Repú­blica (PGR) sobre a oitiva.

O principal ponto ques­tionado por Moro é que o interrogatório foi feito pela Polícia Federal sem a partici­pação de seus advogados e da PGR. A defesa do ex-minis­tro diz que faltou isonomia no tratamento dispensado ao presidente. “Esperavam os signatários da presente serem comunicados da data de oiti­va do segundo investigado”, diz a defesa.

“E assim também o fosse a própria PGR – mantendo-se o mesmo procedimento ado­tado quando do depoimento prestado pelo ex-ministro Sér­gio Fernando Moro, em home­nagem à isonomia processual. Nada obstante, o depoimento do Sr. Presidente da Repúbli­ca foi colhido em audiência reservada, presidida pela au­toridade policial em período noturno, sem participação desta Defesa e da Procuradoria Geral da República”, dizem os advogados ao STF.

Em depoimento, Bolsona­ro admitiu que pediu trocas na diretoria-geral e nas supe­rintendências da Polícia Fe­deral e disse que o ex-minis­tro da Justiça condicionou as substituições a uma vaga no STF. Interlocutores de Moro disseram que as per­guntas foram selecionadas para ‘blindar’ o presidente.

A defesa chegou a prepa­rar uma lista de questiona­mentos, mas não foi comuni­cada da data da oitiva, o que impediu o comparecimento no Palácio do Planalto na última quinta-feira, 4 de no­vembro, quando Bolsonaro foi ouvido. Interrogado pela Polícia Federal em maio do ano passado, Moro afirmou que a troca na diretoria-geral teria sido solicitada por Bol­sonaro porque o presidente ‘precisava de pessoas de sua confiança, para que pudesse interagir, telefonar e obter re­latórios de inteligência’.

Postagens relacionadas

Correios cria solução para que cliente fora da residência receba encomenda

Redação 1

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 31 milhões neste sábado

Redação 2

Lava Jato vai devolver R$ 600 mi à Petrobras

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com