Tribuna Ribeirão
Geral

Moreira Salles – Instituto libera 10 mil obras para download

O Instituto Moreira Salles (IMS) está disponibilizando, para download gratuito, uma boa parte de seu acervo. São cerca de dez mil itens, entre fo­tografias, gravuras, desenhos e pinturas em domínio público, produzidos, entre o século 16 e 1930, por artistas como Marc Ferrez (1843-1923) e J. Carlos (1884-1950), entre outros.

A vantagem, para o público, é o acesso a um arquivo de qua­lidade e com qualidade, como já é oferecido por outras institui­ções nacionais e internacionais – por exemplo, a Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos. Segundo o IMS, a ideia também é ampliar o uso e a difusão desse acervo sem burocracia.

Também é possível encon­trar, ainda, itens de Georges Leuzinger (1813-1892), Revert Henrique Klumb (1830-1866), Augusto Malta (1864-1957), Charles Landseer (1799-1879), Jean-Baptiste Debret (1768- 1848) e Johann Moritz Rugen­das (1802-1858), entre outros artistas.

São trabalhos que abordam temas como paisagens naturais e urbanas, retratos, expedições, o trabalho forçado de pessoas escravizadas, povos indígenas, desenvolvimento urbano, ar­quitetura, manifestações popu­lares, política e cartografia.

O processo é simples: basta entrar no site, fazer a busca e, caso esteja indicado que aquela imagem está em domínio pú­blico, é preciso clicar no botão “abrir” na parte superior direita da seleção e, na tela seguinte, clicar no botão “download” na parte superior esquerda da tela.

É necessário colocar cré­ditos nas imagens, citando o nome do autor seguido de “Acervo Instituto Moreira Sal­les”. Essa prática de oferecer itens de seu acervo para down­load gratuito por parte do pú­blico é encontrada também em instituições como o Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP).

Também ocorre na Biblio­teca Nacional, Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, no Brasil. E também na New York Public Library, Bi­blioteca do Congresso (EUA), Rijksmuseum (Holanda), na rede de museus Smithsonian e no The Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Os Monólogos da Vagina

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Governo federal cria grupo de trabalho para propor alterações na nova carteira de identidade

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com