Por: Adalberto Luque
Alguns moradores do Jardim Progresso, zona Oeste de Ribeirão Preto, estão descartando lixo orgânico de forma irregular na porta da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Aparecida Borges de Oliveira Bonini, que fica na Rua B-16, 375. A denúncia foi feita pela mãe de um aluno da escola que prefere não se identificar.
Segundo a mulher, o descarte tem sido constante. “As pessoas jogam achando que a escola vai limpar para elas. Isso não está certo. O lixo pode se transformar em criadouro do mosquito da dengue e de escorpiões, causando acidentes. Além disso, o mal cheiro é insuportável. Quase todo dia é assim, quando vou levar meu filho para a escola”, conta.
Segundo ela, os pais acabam ter que levar seus filhos para a escola andando no meio da rua, correndo risco de atropelamento. “Isso não é culpa da prefeitura, mas da própria população, que joga lixo em qualquer lugar”, desabafa.
Em nota, a Secretaria da Infraestrutura informou que realiza a limpeza constante da região. “O descarte regular pode ser feito pela população, em seis Ecopontos implantados pela Prefeitura em regiões específicas no município.” A prefeitura também informou que o Departamento de Fiscalização Geral fará uma vistoria no local.