A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) está finalizando a instalação do espaço para distribuição de refeições aos moradores de rua da cidade, principalmente os que ficam no entorno da praça Francisco Schmidt, na região da Baixada. Nesta quarta-feira, 22 de agosto, funcionários da pasta iniciaram a limpeza e a organização do local, no antigo galpão da Ceagesp, na avenida Bandeirantes, anexo ao Banco de Alimentos.
As entidades que realizam distribuição destas refeições também estão fazendo o reconhecimento do novo espaço para que possam definir com a secretaria o início das atividades – a previsão é para os próximos dias. A implantação do espaço faz parte de um acordo da prefeitura com as entidades filantrópicas que distribuíam alimentos para os cerca de 50 moradores de rua que passavam dia e noite na praça.
O objetivo é evitar a distribuição na Praça Schmidt e centralizar o atendimento num único local. Além do refeitório, deve ser instalada no galpão uma sala onde eles poderão assistir televisão e receber orientações sobre as ações desenvolvidas pelo município para os andarilhos. Segundo levantamento feito pelo Instituto Limite, que realiza o Serviço Especial de Abordagem Social (Seas) para a Semas, Ribeirão Preto possui atualmente cadastrados 3.405 moradores de rua.
O levantamento revela também que a região com maior concentração é a região da Baixada onde foram cadastrados 2.751 moradores de rua. Isso não significa, contudo, que este contingente permaneça fixo somente naquela região. De cada dez moradores de rua abordados pelo instituto, apenas três se mostram dispostos a deixar as ruas. Dentre os 3.405 cadastrados, 2.879 (84%) declararam não ser da cidade, 364 disseram ser daqui e outros 162 não souberam dizer a origem.
A prefeitura pretende reforçar o plano de “devolver” migrantes às cidades de origem. Hoje o convênio abrange a região de Ribeirão Preto e vai até Campinas. São mais de 20 municípios, mas a intenção da administração é assinar acordos com viações de ônibus para o Brasil todo. A previsão é que essa ampliação de área já comece em setembro.