Tribuna Ribeirão
Geral

Moradores de rua – Galpão para refeições vai atender em breve

A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) está finalizando a instalação do espa­ço para distribuição de refeições aos moradores de rua da cidade, principalmente os que ficam no entorno da praça Francisco Schmidt, na região da Baixada. Nesta quarta-feira, 22 de agosto, funcionários da pasta iniciaram a limpeza e a organização do lo­cal, no antigo galpão da Ceagesp, na avenida Bandeirantes, anexo ao Banco de Alimentos.

As entidades que realizam dis­tribuição destas refeições também estão fazendo o reconhecimento do novo espaço para que possam definir com a secretaria o início das atividades – a previsão é para os próximos dias. A implantação do espaço faz parte de um acor­do da prefeitura com as entida­des filantrópicas que distribuí­am alimentos para os cerca de 50 moradores de rua que passa­vam dia e noite na praça.

O objetivo é evitar a distribui­ção na Praça Schmidt e centralizar o atendimento num único local. Além do refeitório, deve ser insta­lada no galpão uma sala onde eles poderão assistir televisão e rece­ber orientações sobre as ações desenvolvidas pelo município para os andarilhos. Segundo levantamento feito pelo Institu­to Limite, que realiza o Serviço Especial de Abordagem Social (Seas) para a Semas, Ribeirão Preto possui atualmente cadas­trados 3.405 moradores de rua.

O levantamento revela tam­bém que a região com maior con­centração é a região da Baixada onde foram cadastrados 2.751 moradores de rua. Isso não signi­fica, contudo, que este contingente permaneça fixo somente naquela região. De cada dez moradores de rua abordados pelo instituto, apenas três se mostram dispostos a deixar as ruas. Dentre os 3.405 cadastrados, 2.879 (84%) decla­raram não ser da cidade, 364 dis­seram ser daqui e outros 162 não souberam dizer a origem.

A prefeitura pretende reforçar o plano de “devolver” migran­tes às cidades de origem. Hoje o convênio abrange a região de Ri­beirão Preto e vai até Campinas. São mais de 20 municípios, mas a intenção da administração é assinar acordos com viações de ônibus para o Brasil todo. A previsão é que essa ampliação de área já comece em setembro.

Postagens relacionadas

Sinalização horizontal e vertical é renovada

William Teodoro

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 40 milhões

Redação 2

PUBLICIDADE: Pacaembu Construtora

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com