Moradores de diferentes bairros reclamaram do abastecimento de água com coloração alaranjada, desde a noite dessa quarta-feira (27), em Ribeirão Preto. Vídeos e fotos feitas pelos próprios moradores mostram a situação.
Em um dos casos, é possível visualizar a água “suja” saindo da torneira da cozinha e do chuveiro de uma residência do bairro Valentina Figueiredo. Em outro registro, uma moradora do Jardim Presidente Dutra fotografou uma jarra cheia de água e que estava com a coloração alterada.
Questionado, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) informou que não houve qualquer contaminação da água e, sim, um problema no poço do Jardim Jandaia.
Diante dessa situação, servidores do Daerp estão trabalhando, nesta quinta-feira (28), na limpeza das redes dos bairros Jardim Jandaia, Jardim Presidente Dutra, Vila Albertina e parte do Ipiranga, em função de injeção de areia na rede.
A autarquia ressaltou também que, desde quarta-feira, estão sendo efetuadas descargas para a limpeza da rede. Porém, por se tratar de uma grande área, a previsão é que a rede esteja completamente limpa em até 48 horas.
Além disso, as equipes do Daerp fazem a manutenção do poço do Jardim Jandaia para eliminar a produção de areia juntamente com a água. A manutenção emergencial pode provocar intermitências no abastecimento dos bairros Jardim Jandaia, Jardim Presidente Dutra, Vila Albertina e parte do Ipiranga.