Por: Adalberto Luque
Moradores do Condomínio Vale do Piripau e do novo bairro, Parque das Gaivotas, estão ilhados desde o início das fortes chuvas ocorridas antes do carnaval. Na manhã desta quarta-feira (22), a água continuava impedindo o acesso para quem quer entrar ou sair dos bairros, localizados na zona Leste de Ribeirão Preto. O acesso pelo asfalto seguia interditado.
O trecho da Avenida Alfredo Ravanelli, que passa sobre o pontilhão da linha férrea, foi rebaixado para que fosse criado o novo acesso, em substituição à antiga Estrada do Piripau. A área está ao lado de uma lagoa de contenção, mas em nível mais baixo.
Com as fortes chuvas, os moradores passaram a enfrentar problemas de acesso ao bairro. A alternativa foi utilizarem um desvio por dentro de uma propriedade rural que fica na antiga Estrada do Piripau, um acesso de terra e que aumenta em mais de 20 minutos o trajeto normalmente feito em menos de um minuto quando não há alagamento.
Na noite de domingo, uma caminhonete tentou passar pelo local do alagamento e o veículo acabou sendo encoberto pelas águas. Os ocupantes conseguiram sair e foi preciso que o Corpo de Bombeiros retirasse o veículo da lagoa que se formou na Avenida Alfredo Ravanelli. A água chegou a dois metros de profundidade.
A Prefeitura divulgou uma nota a respeito: “Informamos que a equipe da infraestrutura está trabalhando novamente no local. Ajustando o desvio para que os moradores possam se locomover. Informamos ainda que esse problema é estrutural causado pelo lançamento das águas de drenagem do parque das gaivotas na lagoa de detenção do bairro Orlando Jurca. Ressaltamos que já está sendo realizado projeto para solucionar o problema de forma definitiva.”