Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Moradores dão vida a local abandonado

ALFREDO RISK

Inconformados com o acúmulo de entulhos e o mato alto em uma área ver­de, moradores decidiram não esperar pelas ações do Poder Público e colocaram a mão na massa. Criatividade e boa vontade transformaram o lo­cal. O que antes era sujeira e frequentado por usuários de drogas, hoje é ocupado por famílias que desfrutam de jar­dins cuidados e parques com brinquedos para crianças.

A área está localizada no quadrilátero composto pelas avenidas Mogiana, Marechal Costa e Silva e pelas ruas Pin­damonhangaba e Colômbia, na Vila Mariana. Em frente há uma praça, denominada João Cozac, mas que também está abandonada.

Paradoxo: praça é dividida entre parte cuidada por moradores e parte abandonada, com mato alto

A responsável pela mu­dança é a empresária Rosa Galego Pessuti, de 62 anos, que mora na esquina das duas avenidas, bem em frente ao terreno há 30 anos. “Fiquei muito incomodada. Cada dia eu via mais e mais gente jo­gando entulho. Resolvi mu­dar e acho até que demorei muito”, diz. “Foi em julho. Le­vamos um dia inteiro só para retirar os galhos e entulho. Usamos uma camionete que temos. Deu trabalho, mas va­leu”, completa.

Com a área limpa, dona Rosa, familiares e vizinhos resolveram, além de fiscali­zar, plantar flores e fazer um parque infantil com produtos recicláveis, para que o espaço não fosse novamente tomado por entulho.

Dona Rosa cansou de ver pessoas jogando entulho no local e decidiu transformar a área: demorei muito

Ela viu na internet alguns brinquedos e vasos feitos com pneus de carros e caminhões. Copiou, adaptou e inventou. Aos poucos a área foi trans­formada em uma praça, com muitas plantas, brinquedos como balanço, cama elástica e túnel, além de bancos.

Ideval José Pessuti, 66 anos, esposo de dona Rosa e um tipo de faz-tudo. Ele que ajuda a fabricar os brinque­dos. “Mas é gratificante ver as crianças brincando. No fim da tarde os pais e os filhos vêm pra cá, formam filas nos brinquedos. Até os adultos brincam”, comenta. “Um dia quebrou a corrente de um dos balanços porque não su­portou o peso de um adulto, aí veio uma menininha brava perguntando quando eu iria arrumar (ri). Claro que fui arrumar, né!”, se diverte.

Os moradores Ideval, Rosa, Luciana e Vitor Manuel, que trabalham em um quiosque na praça

A atitude da criança de­monstra que o espaço foi ocupado pelas famílias. Me­lhor, deixou de ser ocupado por usuários de drogas. A dona de casa Luciana Mag­nani, 44 anos, que mora nas imediações há menos de um ano comprova. “A gente fica­va incomodada com esse pes­soal que usava drogas, não é bom. Mas quando eles perce­beram que os moradores co­meçaram a usar a praça, que não estava abandonada, eles foram embora”, comemora.

Metade cuidada, metade abandonada
Mas quem vê o local perce­be uma diferença grande. Me­tade da praça está cuidada e metade completamente aban­donada. De um lado a grama aparada e de outro mato alto com cavalo amarrado.

Dona Rosa explica que não cuida porque o cortador de grama que eles compra­ram tem 30 metros. “Não dá pra cuidar de tudo e a gente espera que o nosso exemplo ajude as outras pessoas que têm comércio aqui, possam ajudar também”, diz.

Luciana diz que procu­rou ajuda na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. “Pe­dimos para que ajudasse na limpeza, mas infelizmente nunca foi feito nada, pelo menos desde que moro aqui”.

Criatividade na criação
de vasos e brinquedos
para crianças

Os moradores relatam que tentaram em uma oca­sião fazer um campinho de futebol, mas as traves foram furtadas. “Mas queremos tentar de novo, porque agora é diferente, com a presença da vizinhança”, diz Ideval. “A gente pede que a praça seja iluminada, já ajudaria mui­to”, completa Luciana. “Outra coisa, eu gasto muita água. Uso a torneira de casa, mas se tivesse uma aqui na praça, a gente poderia fazer mais”, fi­naliza Rosa.

Postagens relacionadas

Louveira investe no Agroturismo

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Receita apreende 110 kg de cigarro eletrônico

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com