Pesquisa inédita realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que 31% dos moradores da região de Ribeirão Preto não leram nenhum livro em 2023, índice acima da média estadual (29%). Em relação ao cinema, 37% foram em sessões no ano passado, número menor do que os 51% da população de shows ou espetáculos de música, dança, teatro, circo ou outras artes em sua cidade ou municípios vizinhos nos últimos doze meses.
Em relação à proporção de moradores que visitaram museus na região nos últimos doze meses, o índice foi de 27%, o mesmo apontado para quem frequentou biblioteca em 2023. Apenas na cidade de Ribeirão Preto, o número de moradores que frequentaram cinema em 2023 corresponde a 44,2% da população.
Segundo a Fundação Seade, 54,9% foram a shows e espetáculos e 33,7% a bibliotecas. Aqueles que não leram nenhum livro correspondem a 27,7% da população ribeirão–pretana. O objetivo desse levantamento é medir a percepção da população sobre a oferta, a qualidade e o uso dos serviços de cultura no Estado de São Paulo em doze meses.
Alista traz cinema, biblioteca, museu, show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes e até mesmo ter lido um livro. Além de contribuir para o aprimoramento das políticas culturais, a pesquisa desempenha um papel crucial ao delinear um panorama detalhado em uma área que frequentemente carece de indicadores, como é o caso da cultura.