A mobilidade urbana é um dos campos onde as startups têm grande atuação: fornecer soluções para os pricipais desafios de transporte nos centros urbanos é tática usada por diversas empresas iniciantes de sucesso. Apostando nesse nicho de mercado com foco na economia criativa está a moObie, startup especializada em compartilhamento de veículos e que oferece locação de carros de pessoa para pessoa por meio de um aplicativo. “A moObie é uma solução nesse nicho em diversos sentidos. Só pelo fato de ser inteiramente mobile, já pode ser vista como uma facilidade. Também possuímos um catálogo extenso, com diversos modelos, e simplificamos a comunicação entre parceiro e usuário”, informa Tamy Lin, CEO e fundadora da moObie.
Com mais de 150 mil pessoas cadastradas, o moObie conecta os condutores aos proprietários de veículos, arcando com a verificação legal de identidades, cartões de crédito, documentações do Detran/Denatran, seguros e critérios de elegibilidade. Parte do serviço prestado pela moObie é fornecer a ambas as partes a segurança na locação: “Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro”, informa a moObie.
Investimentos
Mas se destacar entre tantos apps de mobilidade urbana, mesmo quando se presta um serviço com boa demanda no mercado e modelo de negócio inovador, não é fácil. Tendo isso em mente, a moObie pretende expandir suas atividades e para isso dicidiu investir cerca de R$ 15 milhões até o final de 2019. O aporte será utilizado para melhorias em toda a estrutura da startup, aperfeiçoando os sistemas, melhorando a segurança do aplicativo, criando soluções para os processos legais no cadastro dos usuários, além de investir também no aumento da oferta de veículos no app.
“O compartilhamento é uma tendência que deve se solidificar muito rápido. É uma saída prática e barata para muitos dos problemas que encontramos cotidianamente, e no caso da mobilidade urbana, se apresenta de maneira sustentável e benéfica ao trânsito”, afirmou Tamy Lin. O aporte foi viabilizado por meio de investidores-anjo e, segundo a CEO e fundadora, “será utilizado para investimentos em tecnologia, expansão para todo o Brasil, crescimento do time e investimentos em marketing”.
A moObie participou, anteriormente, do programa de aceleração AutoTech da Liga Ventures, sendo acelerada pela WebMotors. “Eles nos ajudaram a explorar a maneira de acelerar o crescimento do suply carsharing P2P”, revela Lin. Essa é a segunda rodada que a moObie recebe de seus investidores.