Os personagens do universo de Monteiro Lobato dão o ar da graça no Espaço Gourmet da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – rua João Penteado nº 2.237, Jardim Sumaré, Zona Sul -, nesta quinta-feira, 19 de outubro, a partir das 19 horas. A escritora Áurea Laguna é a convidada do projeto ‘‘Aeaarp Cultural’’ junto com o coro juvenil do Colégio Waldorf. Os convidados serão recepcionados com um lanche ao estilo da cozinha de Dona Benta.
Áurea Laguna é especializada em Monteiro Lobato e organiza frequentemente palestras e oficinas sobre o escritor para funcionários de livrarias ou editoras, livreiros, contadores de estórias, professores e pais. O projeto é aberto ao público, com ingresso solidário (um quilo de alimento não perecível para as entidades cadastradas na associação), realizado todos os meses com objetivo de apresentar artistas e profissionais do meio cultural da cidade.
Em 1998, dedicou-se exclusivamente à pesquisa das obras de Monteiro Lobato levando para várias entidades de Ribeirão Preto e de São Paulo o projeto ‘‘O Mundo de Monteiro Lobato’’. Em 2002, cursou uma especialização na área de Língua Portuguesa no ‘‘Centro Universitário Ateneu Barão de Mauá’’, apresentando a monografia ‘‘(Re) Visitando a Canastra da Emília – O Saber no Sítio do Picapau Amarelo’’. Em 2006, terminou sua segunda especialização na Unesp de Araraquara, elaborando uma monografia inédita sobre o primeiro livro de Monteiro Lobato: ‘‘A Menina do Narizinho Arrebitado’’ (1920), destinado às crianças.
Com o tema ‘‘A literatura para crianças de Monteiro Lobato’’, Áurea Laguna vai comentar a obra do escritor de Taubaté, tema que estudou por muitos anos. O coro juvenil da Escola Waldorf, regido por Suzana Samorano, participa do evento interpretando peças que fazem alusão aos personagens e universo da obra de Monteiro Lobato.
A arquiteta Ercília Pamplona, coordenadora do projeto, adianta: ‘‘Teremos intervenções do coro e algumas situações artísticas e lúdicas para tornar a noite didática, animada e bem ao gosto, quem sabe, deste que é um dos grandes escritores brasileiros’’. O presidente da associação, Carlos Eduardo Alencastre, ressalta que o projeto ‘‘Aeaarp Cultural’’ é uma ação aberta a toda comunidade, não apenas aos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia.
Roteiro – O ‘‘Aeaarp Cultural – A literatura para crianças de Monteiro Lobato’’ tratará do tema ‘‘literatura para crianças’’ na Europa e no Brasil. A escritora Áurea Laguna falará sobre os escritores europeus Charles Perrault (século XVII), Irmãos Grimm (século XVIII) e Christian Andersen (século XIX), sobre a literatura escolar no Brasil (final do século XIX e início de XX), o surgimento de Monteiro Lobato, abordando o primeiro livro para crianças ‘‘A Menina do Narizinho Arrebitado’’, de 1920, além de ‘‘A saga do Sítio do Picapau Amarelo’’, as inovações literárias do escritor e a atualidade das obras lobatianas.