Tribuna Ribeirão
Geral

‘Moises’ atendeu 10,7 mil crianças

O Mutirão Odontológico de Integração Saúde-Escola (Moi­ses) 2017, que percorreu 35 Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) de Ribeirão Pre­to, atendendo crianças de dois a cinco anos, terminou em 15 de setembro com 10.794 crianças atendidas – mais da metade dos 20 mil alunos nessa faixa etária. Elas foram submetidas a escova­ções supervisionada e orienta­ções em saúde bucal, atingindo 3.050 escovações com flúor gel e 6.612 exames clínicos.

Foram restaurados 5.070 den­tes e 1.885 crianças com necessida­des de extração ou tratamento de canal foram encaminhadas para complementarem tratamento nas unidades de saúde. Também foram realizadas 555 palestras educativas. As crianças recebe­ram, de forma lúdica, orienta­ções em saúde bucal e alimenta­ção saudável.

A coordenadora do Progra­ma de Procedimentos Coletivos e Preventivos em Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Josiane Aparecida Ferreira da Costa Montans, ressalta que os dados mostram que 70% das crianças que passaram pelo muti­rão não apresentaram necessidade de intervenção odontologia. ”Isso mostra que a educação, orientação e prevenção em saúde bucal, por meio dos mutirões anuais, estão dando resultados positivos, come­mora a dentista”. Ela explica ainda que, entre as crianças tratadas, em média, três dentes foram restaura­dos em cada uma delas.

“Entretanto, na prática, ob­servamos ainda casos não raros de crianças com dez a 15 dentes com indicação de tratamento, enquanto outros apresentam um ou dois dentes cariados”. Ciente desse panorama, o chefe da Di­visão Odontológica da secreta­ria, Artur Martini, ressalta que a meta é intensificar o “Programa Meu Bem Querer”, que prevê o pré-natal odontológico das ges­tantes e a Clinica do Bebê, com atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade.

“Esses programas possuem forte apelo educativo e preventi­vo. Eles contribuem para a mu­dança do perfil epidemiológico da população por meio de in­formações importantes e meios simples de controle da cárie e sua prevenção,para num futuro pró­ximo, uma cidade com crianças com menos cáries e consequen­temente, menos doenças em ge­ral”. A equipe com 14 dentistas percorreu, em 65 dias, 35 escolas de ensino infantil.

A Secretaria Municipal da Educação tem sob sua tutela 109 instituições – 36 Centros de Edu­cação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMe­fs), uma de ensino profissiona­lizante e uma de educação espe­cial. São 47,4 mil alunos no total no município – cerca de 20 mil na educação infantil.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: 17º Prêmio Recall – Aqui as idéias que você tira da cartola viram prêmio

Redação 1

PUBLICIDADE: Claro

Redação 1

Desembargador manda soltar ex-presidente Michel Temer

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com