O Mutirão Odontológico de Integração Saúde-Escola (Moises) 2017, que percorreu 35 Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) de Ribeirão Preto, atendendo crianças de dois a cinco anos, terminou em 15 de setembro com 10.794 crianças atendidas – mais da metade dos 20 mil alunos nessa faixa etária. Elas foram submetidas a escovações supervisionada e orientações em saúde bucal, atingindo 3.050 escovações com flúor gel e 6.612 exames clínicos.
Foram restaurados 5.070 dentes e 1.885 crianças com necessidades de extração ou tratamento de canal foram encaminhadas para complementarem tratamento nas unidades de saúde. Também foram realizadas 555 palestras educativas. As crianças receberam, de forma lúdica, orientações em saúde bucal e alimentação saudável.
A coordenadora do Programa de Procedimentos Coletivos e Preventivos em Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Josiane Aparecida Ferreira da Costa Montans, ressalta que os dados mostram que 70% das crianças que passaram pelo mutirão não apresentaram necessidade de intervenção odontologia. ”Isso mostra que a educação, orientação e prevenção em saúde bucal, por meio dos mutirões anuais, estão dando resultados positivos, comemora a dentista”. Ela explica ainda que, entre as crianças tratadas, em média, três dentes foram restaurados em cada uma delas.
“Entretanto, na prática, observamos ainda casos não raros de crianças com dez a 15 dentes com indicação de tratamento, enquanto outros apresentam um ou dois dentes cariados”. Ciente desse panorama, o chefe da Divisão Odontológica da secretaria, Artur Martini, ressalta que a meta é intensificar o “Programa Meu Bem Querer”, que prevê o pré-natal odontológico das gestantes e a Clinica do Bebê, com atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade.
“Esses programas possuem forte apelo educativo e preventivo. Eles contribuem para a mudança do perfil epidemiológico da população por meio de informações importantes e meios simples de controle da cárie e sua prevenção,para num futuro próximo, uma cidade com crianças com menos cáries e consequentemente, menos doenças em geral”. A equipe com 14 dentistas percorreu, em 65 dias, 35 escolas de ensino infantil.
A Secretaria Municipal da Educação tem sob sua tutela 109 instituições – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMefs), uma de ensino profissionalizante e uma de educação especial. São 47,4 mil alunos no total no município – cerca de 20 mil na educação infantil.