O treinador e ex-atleta de elite do EC Pinheiros, Gladson Barbosa é o coordenador da elite na Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP), prova que acontece no dia 27 de agosto. Gladson começou os contatos com equipes, treinadores e atletas da elite nacional e estrangeiros. Alguns “nomes de peso” no atletismo nacional, inclusive com participação em Olimpíadas, já confirmaram presença e serão anunciados nesta semana.
“Nós sempre profissionalizamos os setores dentro da prova e não poderia ser diferente na elite. O Gladson até pouco tempo representava nosso país em grandes provas nacionais e internacionais. Ele conhece profundamente esse meio no atletismo e tem bons relacionamentos. Fizemos o convite e felizmente ele aceitou”, explica Fabiano Ribeiro, um dos organizadores da Meia.
Gladson comentou as novidades na MMIRP, entre elas a transformação da prova em internacional e premiação que chega a R$ 41,2 mil. “Olha, uma das razões que me fez ir embora de Ribeirão Preto, em 2006, para o Esporte Clube Pinheiros foi a dificuldade que eu tinha de competir com atletas de alto rendimento do Brasil e do mundo aqui na região, pois as provas não nos ofereciam essa possibilidade. Nessa época, eu precisava me deslocar por grandes distâncias, às vezes, por horas e horas, dormir em ônibus, chegar muito cedo nas cidades, para competir com os atletas de elite. Isso era péssimo, pois, além de ser um atleta em projeção no alto rendimento, estava sempre cansado para competir”, comentou.
“Já no Pinheiros, conseguia competir no alto rendimento quase que semanalmente. Isso fez uma grande diferença para que minha carreira viesse a decolar. A chegada pela primeira vez da elite brasileira na Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está sendo emocionante pelo fato de perceber que, em breve, não será mais necessário que nossos campeões se desloquem ou mudem para outras cidades para conseguirem competir com a elite nacional e, assim, realizarem seus sonhos no atletismo. Nisso, a Meia está sendo pioneira e inovadora na região e levará para o mundo a mensagem de que vale a pena vir a Ribeirão, não apenas tomar o chopp, ir na Agrishow, mas também correr uma das melhores Meias Maratonas do mundo”, completou.
O treinador comentou como está sendo seu trabalho de contato com os atletas de elite. “Primeiro, o fato de eu ser amigo pessoal dos atletas da elite facilita muito a abordagem. Eles sabem que aqui tem alguém que viveu na pele o mesmo que eles por 30 anos. Sabem que, sempre onde eu estive e estou, é pelos e para os atletas. Eles são as estrelas da festa e merecem todas as honras. Que homem é o homem que não transforma o lugar onde vive em um lugar melhor para se viver. Quando apresento o projeto e a premiação, que é uma das maiores da América Latina para corridas de rua, elogiam bastante e demonstram grande interesse de estar aqui conosco. Alguns nomes já confirmados para abrilhantar a festa”, ressalta. Os atletas confirmados serão divulgados na próxima semana.
“Referente à premiação, em termos de amplitude de alcance, certamente é uma das melhores do Brasil. Mais uma vez a Meia de Ribeirão inova com seu pioneirismo que lhe é peculiar, premiando os 5 primeiros colocados geral masculino e feminino na categoria amador.
Enquanto irá premiar os 10 primeiros colocados na categoria elite. Enquanto atleta de elite, eu utilizava as premiações nas corridas de rua para auxiliar no pagamento das despesas quando eu ia fazer treinamento na altitude, visando a preparação para as principais provas da temporada. Podemos dizer que era um investimento a médio prazo (ri). No mercado financeiro, seria um investimento de alto risco, tipo comprar ações de alguma empresa com pedido de falência! O mais interessante é que no final da temporada sempre dava certo. O mais importante em uma construção é acreditar até o final, mesmo quando tudo indica o contrário, se você for bom no que faz, ama o que faz e tenta fazer mais e melhor a cada dia, chegará mais longe. Nunca desista do que quer, pois uma hora vai conseguir o que deseja. Existe também uma outra realidade, muitos atletas utilizam essas premiações para complementar sua renda familiar. Vejo que por ser a primeira vez que a prova terá essa característica de Internacional, a premiação está sensacional. Não tenho a menor dúvida que será um sucesso”, finaliza.
Quem é Gladson Barbosa
– Atleta da Seleção Brasileira por 10 anos nos 3 mil metros com obstáculo.
– Ex-representante dos Atletas na Confederação Brasileira de Atletismo.
– Integrante do Conselho Municipal de Esportes de Ribeirão Preto.
– Pentacampeão Brasileiro.
– Vice-campeão sul-americano.
– Finalista dos Jogos Pan-americanos.
– Participou de 2 campeonatos mundiais.
– Atleta do Esporte Clube Pinheiros por 14 anos.
– Especialização em Treinamento Desportivo Internacional.
– Especialização em Fisiologia do Exercício.
Como se inscrever na elite
Para inclusão no Pelotão de Elite, o atleta interessado deverá preencher e enviar o documento anexo (via Google Forms). https://forms. gle/7GoCeMSmoyshyBrT9
O Pelotão de Elite será apenas para a prova de 21km (meia maratona). A inscrição será isenta (valor e taxa de inscrição). O prazo para solicitação ao Pelotão de Elite é até o dia 31 de julho.
Critérios
1) Ter finalizado a Meia Maratona Tribuna Ribeirão 2022, na distância dos 21 Km entre os 10 primeiros colocados (Geral) do Masculino e Feminino.
2) Os atletas que não se enquadram no item acima terão suas inscrições analisadas quando obtiverem as seguintes marcas: masculino 33’00 e 40’00 para o feminino em provas de 10 km. Só terão validades as marcas obtidas nos últimos 12 meses em provas reconhecidas pela FPA/CBAT com percurso aferido.
3) Para atletas estrangeiros é obrigatório estar autorizado na lista da CBAT para competir no País. Estes estarão acondicionados a carta convite da organização da organização do evento.
A participação de atletas estrangeiros no evento deverá seguir a norma 9 da CBAT (Ver regulamento em www.mmirp.com.br).
Inscrições terminam neste domingo
As inscrições para a Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP 2023) podem ser feitas pelo site www.mmirp.com.br. A exemplo de anos anteriores, além da meia maratona, com 21,097 km, serão realizadas corridas de 5 km e 10 km. O percurso da meia maratona contará com aferição oficial da Federação Paulista de Atletismo (FPA). Com isso, o atleta poderá comprovar seu tempo em provas oficiais internacionais que exigem tempo técnico.
Atletas PcDs (Pessoas com Deficiência) também terão desconto de 50%. Nesse caso, as inscrições e a comprovação da deficiência devem ser feitas pelo e-mail oficial da prova: meiamaratona@tribunaribeirao.com.br. Neste ano, o site pode ser acessado em três idiomas: português, inglês e espanhol.
A MMIRP integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário (119 anos) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), maior entidade associativa da classe empresarial do estado de São Paulo.
Por conta dessa parceria, inclusive, a prova contará com a participação dos Grupos Empresariais, com estrutura e camisetas customizadas. A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, GS Inima Brasil, Rede Ideal, Raízen e Savoy Leilões, e uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como TV Record, Vivace Outdoor, rádio Diário FM, gráfica New Cores e Fonte Assessoria de Imprensa. A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Transerp, Estre e KA2RP Eventos.