Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Missas podem ter 100% de fiéis

JF PIMENTA/ARQUIVO

O arcebispo metropolita­no dom Moacir Silva baixou decreto nesta sexta-feira, 5 de novembro, autorizando 100% de ocupação de todas as pa­róquias e igrejas católicas da área de atuação da Arqui­diocese de Ribeirão Preto. A liberação vale a partir deste domingo (7), segundo o do­cumento, assinado também pelo chanceler do arcebispa­do, padre Samuel Matias.

Além de Ribeirão Preto, a Arquidiocese atende as cida­des de Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Du­mont, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Pontal, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Segundo o decreto, o uso de máscara e a aplicação de ál­cool em gel nas mãos seguem obrigatórios. Para liberar a pre­sença de 100% do público nas missas e demais celebrações, o arcebispo dom Moacir Silva cita o índice de vacinação, que está acima de 70%, e a queda das taxas de ocupação de leitos de terapia intensiva, de mortes por covid-19 e de contágios pelo coronavírus.

A taxa de internação em UTIs era de 23% às 19h30 de ontem, com 29 das 125 va­gas ocupadas. A cidade tem 2.987 mortes e 112.337 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Dom Moacir Silva cita ainda os decretos do go­verno de São Paulo e de Ribei­rão Preto que liberaram todas as atividades econômicas, de prestação de serviços, de en­tretenimento, lazer, cultura e religiosas sem restrições de público e horário.

De acordo com o documen­to, paróquias e igrejas já podem voltar a formar filas para a sa­grada comunhão eucarística, a entrega da hóstia, reservando a celebração ao pároco e aos de­votos. Padres já podem admi­nistrar a unção dos enfermos nas residências, com autoriza­ção dos responsáveis pelo pa­ciente. Reuniões e encontros voltam a ser presenciais.

A obrigação do precei­to dominical, suspensa du­rante a pandemia, volta à normalidade. Dom Moacir Silva orienta, onde for possí­vel, que seja mantida a mis­sa transmitida online para o bem espiritual de idosos e doentes. O fim das restrições de público e horário para os eventos religiosos em Ribeirão Preto foi anunciado em 10 de setembro pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), segundo o decreto número 209/2021.

Segundo o “Vacinômetro”, Ribeirão Preto superou um milhão de doses de vacinas aplicadas em 14 de outubro. Às 17h10 desta sexta-feira, a cida­de já havia aplicado 1.097.075. Já imunizou mais da metade da população com ao menos uma carga. Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 165.611 doses de imunizantes em 20 de outubro, saltando de 1.069.985 para 1.235.596.

De acordo com a ferramen­ta, 548.801 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade. Estes “ribeirão-preta­nos” representam 76,2% da po­pulação, estimada em 720.116 pessoas, segundo o Institu­to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 20.217 pessoas receberam a vacina da Janssen/Johnson&­Johnson, em dose única (2,8% dos moradores).

Ou seja, 569.018 habitan­tes já receberam ao menos uma dose (79%). Além disso, 473.877 receberam a segunda dose (65,8% da população) e 54.180, a terceira (7,5%). Assim, 548.274 pessoas es­tão imunizadas (76,1%) com a dose única e com duas ou três doses, mais da metade dos moradores.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Uma noite com Marcelo Mansfield – 27/10

Redação 1

Robô vira ‘babá’ de gato quando dono não está em casa

Redação 1

PUBLICIDADE: Rio Quente Resorts

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com