Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ricardo Silva, Maraca e vereadores tomam posse na quarta 

Posse dos vereadores acontecerá às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal, na sequência os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice 

Após posse na Câmara, Ricardo Silva vai para a transmissão de cargo na prefeitura (Alfredo Risk)

O prefeito eleito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), o vice-prefeito, Alessandro Maraca (MDB), e os 22 vereadores eleitos na cidade tomam posse na próxima quarta-feira, 1 de janeiro, às 9 horas, em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal. Já a transmissão de cargo de Duarte Nogueira (PSDB) para Ricardo Silva será na prefeitura, após a cerimônia de posse na Casa de Leis. Em seguida, Ricardo Silva dará posse aos novos secretários. 

Na Câmara, após empossados, os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice-prefeito. Em seguida o Legislativo abrirá sessão especial para eleger os membros da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Casa de Leis em 2025.  

A votação seguirá pela ordem: presidente; 1º vice-presidente; 2ºvice-presidente; 1º secretário e 2º secretário. 

A votação é nominal, em cédula e a apuração da eleição para presidente acontece sob o crivo da mesa composta pelo vereador mais votado, no caso Danilo Scochi, e um secretário “ad hoc” (vereador escolhido para esta finalidade), além de toda a assessoria técnica do Legislativo. Para os demais cargos, o rito segue o mesmo, sob o comando do presidente já eleito. 

 Isaac permanecerá na Presidência 

O vereador Isaac Antunes (PL), atual presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, reeleito nas eleições municipais deste ano, continuará comandado o Legislativo municipal em 2025. Segundo apuração do Tribuna Ribeirão, o acordo para manter Isaac na presidência foi fechado na sexta-feira, (22) pelo grupo majoritário composto por 18 parlamentares alinhados ao futuro governo prefeito, Ricardo Silva. 

Pelo acordo ficou definido que, além de Antunes integrarão a nova Mesa Diretora os seguintes parlamentares: 1º. vice-presidente, Igor Oliveira (MDB), 2º. vice-presidente Maurício Gasparini (União Brasil), 1º. secretário, Danilo Scochi (MDB) e 2º. secretário, Lincoln Fernandes (PL).  

Missa antecede a posse 

Uma antiga tradição realizada na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto está de volta. No dia 1º de janeiro de 2025 (quarta-feira), às 7h30, a igreja realiza uma Missa em Ação de Graças ao novo prefeito, Ricardo Silva e aos vereadores, com bênção especial pela posse dos novos governantes. A celebração é aberta à toda população. 

“Já tradicional em antigas gestões da cidade, essa é uma missa de recepção e de bênção para os novos governantes, que resgatamos neste ano”, explica o pároco Francisco Jaber Zanardo Moussa – o padre Chico. Sem ser realizada há mais de 20 anos, a missa – sempre no dia da posse da nova gestão administrativa na cidade – é vista pelo padre como uma oportunidade de união para a comunidade – sociedade civil e governantes -, em torno de bons propósitos para Ribeirão Preto. “Estamos num momento de unir forças e todos os setores da sociedade precisam ser mobilizados para essa convergência”, aponta o padre Chico. 

Resgatar uma antiga iniciativa da Catedral em prol da cidade, é na opinião do padre Chico, um marco histórico. “É um momento de acolhimento às novas gestões da Prefeitura e da Câmara, escolhidas pela população e por quem estávamos em oração, já que a partir de agora essas pessoas estarão trabalhando por todos nós. Ao mesmo tempo, também é uma forma de a Catedral estar mais próxima da sociedade”, finaliza o líder religioso. A ação coincide com a mobilização atual da sociedade para a preservação da igreja com a campanha Salve a Catedral. 

Salve a Catedral 

No mês de novembro, foi lançada a campanha Salve a Catedral, movimento que busca unir a população de Ribeirão Preto para ações de arrecadação de recursos para bancar a segunda e terceira etapas das obras de reforma do prédio da igreja, que apresenta acentuado grau de deterioração. “A Catedral é a casa comum que acolhe a todos e que, neste momento, precisa da união e do esforço de todos, independentemente de partidos e opções políticas”, avalia o pároco. 

Idealizada por uma mobilização social, a campanha é coordenada por uma comissão formada por cerca de 30 pessoas de diversos setores da sociedade, que organiza o cronograma de ações para busca dos R$ 14 milhões necessários para finalizar a restauração da Catedral. Em novembro, foi realizado um brunch, na própria igreja, que reuniu 200 pessoas e arrecadou R$ 77 mil. Para 2025, a agenda da campanha Salve a Catedral já programa um churrasco voltado ao público jovem, um jogo de futebol beneficente e uma grande quermesse em maio. 

Quem tiver interesse em colaborar com a campanha Salve a Catedral pode adquirir, – na secretaria da igreja -, a rifa de um Fusca, no valor de 2,00 cada número, e a revista com a história da Catedral, no valor de 15,00 cada exemplar. Também é possível fazer doações diretas via PIX (16 – 99344-0156 | banco Bradesco) ou ainda apoiar um projeto recentemente aprovado pela Lei Rouanet, com destinação de impostos à causa. Mais informações no site: salveacatedral.com.br. 

 

 

 

Postagens relacionadas

STJ mantém auxílio-reclusão a dependentes de preso em regime domiciliar

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Cia. Quadro Negro realiza última apresentação de “Quartos Ficcionais”

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com