Tribuna Ribeirão
Cultura

MIS reabre com três exposições

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A Secretaria Municipal da Cultura convida para a expo­sição inaugural da nova sede do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto José da Silva Bueno (MIS/RP), na rua Cerqueira César nº 371, Cen­tro. A exposição “MIS/RP: A constituição de um acervo público e suas novas estraté­gias” contempla a mostra do acervo “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, “Ensaio sobre o Cinema” e “Projeto Barganha”.

A visitação é gratuita e será feita mediante agendamento, respeitando os protocolos sa­nitários para prevenção da co­vid-19. As exposição acontece­rá de 16 a 18 de dezembro e de 5 de janeiro a 26 de março, de terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas, exceto feriados e pon­tos facultativos. Informações e agendamento pelos telefones (16) 3635-3660 e (16) 98107- 6888 ou pelo e-mail: [email protected].

“A retomada de um patrimô­nio cinematográfico”
Com curadoria de Belisa Figueiró e Milena Maganin, esta mostra resgata uma pe­quena parte do amplo patri­mônio cinematográfico do MIS/RP, com enfoque no filme “O último cangaceiro”, dirigido por Carlos Mergulhão e lança­do em 1971.

Sobre essa obra, destaque para os documentos de libera­ção da censura para a exibição nas salas de cinema, fotos dos bastidores e das principais cenas, além de um exemplar do cartaz original. A mostra conta ainda com objetos tridimensionais de filmagem, edição e projeção de curtas e longas-metragens; publicações sobre o cinema nacional e também catálogos e imagens do cinema regional de Ribeirão Preto e Campinas.

“Ensaio sobre o Cinema”
Pelos fotógrafos convida­dos Matheus Urenha e Mau­rício Froldi, com proposição de Nilton Campos. Este pro­jeto traz a visão contempo­rânea para um tema tão em­blemático como o “Cinema”, a partir do olhar de Matheus Urenha e Maurício Froldi, que responderam a este con­vite com a apresentação iné­dita de duas fotografias e um vídeo, respectivamente. Tais respostas nos motivam a uma reflexão sobre questões do tempo e da memória.

“Projeto Barganha”
Apresentação no MIS/ RP do vídeo do acervo Marp “Para Ingmar Bergman, com amor.”, da artista Mariana Teixeira, com proposição de Nilton Campos. Esta iniciati­va tem como objetivo o inter­câmbio dos acervos, através de uma parceria entre o Mu­seu de Arte de Ribeirão Pre­to Pedro Manuel-Gismondi (Marp) e o MIS-RP, ativando seus acervos e consequente­mente suas exposições, divul­gando e valorizando o patri­mônio municipal.

Encontro online MIS/RP
Nesta quarta-feira (16), às 19 horas, o MIS/RP vai pro­mover um bate-papo online com a equipe e os colabo­radores do museu, sobre o projeto “A constituição de um acervo público e suas novas estratégias”. A media­ção será de Nainora Barbosa de Freitas.

Vão participar Belisa Fi­gueiró, Milena Maganin, Mô­nica Jaqueline de Oliveira, Nilton Campos, Renato Cae­tano da Silva e Simara Sgobbi Cauchick. O acesso pode ser feito pela plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/88609080840?pwd=OUh2cEYwb0xxY2JrUm55TzI0L0tkdz09

Postagens relacionadas

Cuidado com isso. TV continua nem aí com o telespectador de amanhã

William Teodoro

Maiara & Maraisa farão show em RP

Redação 1

Streaming: Janeiro tem estreias como ‘True Detective’ e ‘Mestres do Ar’ 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com