Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, recebeu alta de um hospital particular de Ribeirão Preto após realizar um procedimento cirúrgico.
Marcos Pontes, que se recupera bem, chegou a Ribeirão Preto no último sábado (15) e realizou uma cirurgia de ouvido comandada pelo médico Luiz Carlos Alves de Sousa, otorrinolaringologista especialista em reabilitação da audição.
“Resolvi aproveitar o período do carnaval para permitir menor impacto nas atividades durante a recuperação e, neste domingo (16), realizei a cirurgia com sucesso nos dois ouvidos”. A recuperação segue sem problemas, permitindo que eu continue com minhas atividades administrativas.
“Gostaria de agradecer o carinho e dedicação de toda a equipe do hospital e parabenizar a equipe médica pelo excelente trabalho. Em breve estarei 100% recuperado e sairei do ‘hangar” pronto para decolar!’”, disse o ministro.
O médico Luiz Carlos Alves de Sousa relatou que o ministro e astronauta Marcos Pontes era portador de estreitamento (estenose) importante do canal auditivo externo em ambos os ouvidos, que causava uma perda de audição de condução, que comprometia as habilidades comunicativas e a qualidade de vida do paciente.
“O ministro foi submetido a cirurgia da estenose do conduto do auditivo externo para reestabelecer a patência (diâmetro) dos canais auditivos. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e a recomendação médica indicada foi de repouso absoluto. Após o broqueamento da parte óssea do canal, foi inserido um molde de silicone (silastic) que serviu como tampão. A cirurgia foi realizada com microscópios de última geração da Zeiss, além da excelente infraestrutura física e humana do Hospital de Ribeirão Preto”, pontua.