Tribuna Ribeirão
Geral

Ministro diz que estados receberão vacina simultaneamente

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Edu­ardo Pazuello, disse que todos os estados receberão a vacina simultaneamente. “Indepen­dentemente da quantidade da vacina, ela será distribuída igua­litariamente dentro da propor­cionalidade dos estados”.

A previsão do Ministério da Saúde é que 24,7 milhões de doses de vacinas estejam dispo­níveis em janeiro. “O cronogra­ma de distribuição e imunização é um anexo do nosso plano de imunização”, disse Pazuello, ao acrescentar que o cronograma pode sofrer mudanças. “Você faz a previsão quando contrata, mas às vezes adianta, às vezes atrasa, e a gente vai atualizando esse cronograma.”

A expectativa dele é que al­guns grupos prioritários come­cem a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no final de janeiro. A vacinação em massa deve começar a par­tir de fevereiro.

Segundo o ministro, a va­cinação da população em geral deve começar cerca de quatro meses após o término da imu­nização dos grupos prioritários.

“São quatro grandes grupos prioritários e, após esses grupos prioritários, que a gente visualiza 30 dias para cada grupo priori­tário, a gente começa a vacinar a população dentro das faixas etárias”, disse Pazzuelo. Segundo o ministro, esses 30 dias seriam suficientes para aplicar as duas doses da vacina.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, nas primeiras fases serão vacinados grupos específicos, como trabalhado­res da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, profissio­nais de segurança, indígenas e quilombolas.

Pazuello explicou que o mi­nistério provavelmente vai rece­ber mais de um tipo de imuni­zante, mas as pessoas receberão as duas doses da vacina de um mesmo laboratório, até porque são de tecnologias diferentes. “Nós vamos monitorar todas es­sas aplicações para que a segun­da dose seja dada efetivamente de um mesmo laboratório que aquela pessoa tomou. Isso é um grande processo de controle e monitoramento.”

O ministro garantiu que a vacina será voluntária e dispo­nibilizada, de forma gratuita, nas salas de vacinação em cada município. “Nós vacinaremos todos os brasileiros de forma igualitária, de forma propor­cional ao número de pessoas por estado e de graça. Confiem nisso, confiem na estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde], confiem que aqui existem pes­soas que estão realmente tra­balhando diuturnamente para que a gente tenha a vacina dis­tribuída o mais rápido possível e a todos os brasileiros.”

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 33 milhões

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com