O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse na quarta-feira, 27 de setembro, que no cenário atual não há necessidade de retomada do horário de verão. “O horário de verão só acontecerá se tiver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico. Por enquanto não tem sinal nenhum nesse sentido”, disse Silveira
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana (Abrasel) distribuiu comunicado em que reitera a importância da retomada do horário de verão. De acordo com a entidade, a medida ajudará a impulsionar o consumo em bares e restaurantes na região. Também seria um incentivo adicional para que os consumidores possam desfrutar desses estabelecimentos de forma mais ampla e segura.
A Abrasel nacional chegou a enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT), ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestando o apoio à retomada do horário de verão e apresentando os benefícios que a decisão traria ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia do país.
O documento reitera que a adoção do horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%. No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de sete milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país.
O horário de verão foi criado pelo governo federal em 1985 e foi suspenso em 2019. Na época, o Ministério de Minas e Energia considerou que houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, deixando de produzir os resultados para os quais a política foi adotada.
Para a Abrasel, além de movimentar e estimular o consumo em estabelecimentos comerciais, como lojas, bares e restaurantes, o retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias. Afirma ainda que, essa medida é benéfica para todo o país, uma vez que contribui para a economia de energia e reduz os custos operacionais das empresas.