Tribuna Ribeirão
Cultura

Minaz apresenta ópera de Rossini

CLAUDIO FRATESCHI

Neste final de semana, no sábado (27) e no domingo, 28 de novembro, a Cia. Minaz vai apresentar o espetáculo “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792- 1868), que integra a progra­mação da Temporada de Pri­mavera do Teatro Minaz.

A montagem da Cia. Mi­naz é em formato de ópera estúdio – um resumo ence­nado – e tem como primeiro personagem Rossini, o pró­prio compositor interpreta­do por um ator que, através do texto e de malabarismos, alinha a narrativa explorando seu lado cômico tendo como “ajudante” um personagem criado para esse espetáculo.

A história escrita por Pier­re-Augustin Caron de Be­aumarchais (1732-1799) em 1773, baseando-se nas po­pulares obras da commedia dell’arte italiana e revelando comicamente as realidades políticas e sociais da época, trata do atribulado namoro do conde Almaviva e Rosina.

O Conde “Almaviva”, que usa o pseudônimo de “Lindo­ro,” tenta conquistar o amor da bela “Rosina” tendo a ajuda do barbeiro “Fígaro”, o “faz-tudo” da cidade. O namoro é atra­palhado pelo tutor da moça “Dr. Bartolo” que tem o apoio de “Dom Basílio”, professor de música. Para levar em frente o namoro o conde fantasia-se de soldado, de mestre de mú­sica e planeja uma fuga.

O elenco é formado por so­listas e pelo coro da Cia. Minaz. O ator André Cruz interpreta Rossini. Todos são acompa­nhados por uma orquestra de câmara. A montagem da com­panhia tem duração de apro­ximadamente uma hora e 30 minutos com direção musical e adaptação do libreto realizada pela maestrina Gisele Ganade.

A direção cênica é de André Cruz, com cenários e figurinos de Renato Andra­de e produção de Ivo Rinhel D’Acol. É interpretada em português explorando os te­mas musicais mais populares da ópera de Rossini, tendo como resultado um divertido espetáculo direcionado a lei­gos, crianças e jovens.

As récitas serão às 20 horas no sábado (27) e às 19 horas no domingo (28). Na sexta­-feira, dia 26, houve uma ses­são especial e exclusiva para a comunidade surda e deficien­te auditiva de Ribeirão Preto, com intérprete em libras. A classificação etária é livre.

Os ingressos para assistir ao espetáculo “O Barbeiro de Se­vilha” são gratuitos e estão dis­poníveis no site da Cia. Minaz. A programação completa da Temporada de Primavera está disponível em www.minaz.com.br. Acompanhe a companhia também nas redes sociais.

O acesso ao teatro será autorizado apenas para quem está com o ciclo de vacina­ção completo ou mediante a apresentação de teste (PCR) negativo. O uso de máscara é obrigatório. A companhia mantém a Casa e o Teatro Minaz (260 lugares), na rua Carlos Chagas números 259 e 273, respectivamente, no Jar­dim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Sanduíche de gente

William Teodoro

Beyoncé impressiona público em estreia da turnê ‘Renaissance’

William Teodoro

‘Mahagonny’ volta ao palco do Minaz

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com