Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomiaGeral

Milhões de universitários podem negociar dívidas  

Plataforma proporciona parcelamentos de até nove vezes e descontos que podem chegar a 93%: são 57 instituições de ensino parceiras  

  Arquivo Ag.Br.  Serasa: 49% dos endividados já tiveram de trancar o curso em algum momento por não conseguir pagar as mensalidades em dia, revela pesquisa (Serasa)

Em meio ao período de rematrícula, mais de dois milhões de estudantes podem negociar suas dívidas com universidades em todo o Brasil a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. São 6,2 milhões de ofertas disponíveis para negociação com descontos de até 93% e a possibilidade de parcelamento.

Ao todo, são 57 instituições parceiras, como as faculdades das redes Estácio, Anhanguera, Pitágoras, Universidade de Cuiabá (Unic-MT), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Pesquisa realizada pela Serasa revela que 49% dos entrevistados já tiveram de trancar o curso por causa de dívidas com as universidades. O desemprego foi apontado por 31% dos estudantes como o principal motivo para interromper os estudos, seguido da necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (18%) e da redução de renda (15%).

O estudo realizado em parceria com o Instituto Opinion Box ouviu 987 alunos endividados com instituições de ensino: nove em cada dez deles (90%) afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinhos. Pelo menos metade das dívidas atuais (51%) estão, atualmente, entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

As dívidas inclusive afetam a capacidade de concentração nas aulas, conforme responderam 19% dos universitários.  De acordo com Valéria Meirelles, psicóloga do Dinheiro, a inadimplência pode impactar na vida dos estudantes de forma semelhante aos trabalhadores, já que gera o sentimento de preocupação constante e tira o foco das atividades no dia a dia.

“Aos alunos, pode estimular a perda de foco nos estudos e nas provas, além de repercutir na relação com os amigos e nos momentos de lazer, que ajudam a trabalhar suas conexões e a sua saúde mental. É uma situação complicada, pois pode tirar a condição deste estudante de completar a graduação, se formar e se desenvolver na vida profissional como um todo”, explica.

Ainda segundo o levantamento, 43% dos endividados afirmam que desejam quitar a dívida para retomar os estudos e outros 40% querem se livrar das pendências com objetivo de limpar o nome. De acordo com Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome, a renegociação de débitos deve ser o primeiro passo para retomar a saúde financeira.

“Aproveitar as ofertas disponíveis, em um acordo que caiba no orçamento, é uma boa oportunidade também para quem pretende se rematricular e voltar aos estudos em 2024”, diz Aline Maciel. Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma da Serasa, os devedores podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online.

O processo também pode ser realizado presencialmente nas agências dos Correios espalhadas pelo país.Os canais digitais e oficiais da Serasa são o site (http://www.serasalimpanome.com.br), o aplicativo App Serasa no Google Play e App Store e WhatsApp (11 99575–2096)      

   

  

 

Postagens relacionadas

2023: o ano mais quente entre 125 mil anos

Redação 2

Exame toxicológico vai só até esta terça-feira 

Redação 2

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com