Nos meses de outubro e novembro, 20 espetáculos inéditos vão percorrer as unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) do interior e da capital. As montagens inéditas pertencem ao projeto Cena Livre, que apresenta ao público os resultados do curso anual de iniciação teatral Múltiplas Linguagens, ministrada pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC). O tema escolhido para este ano é “Movimentos Migratórios”, cujo intuito é compreender contextos de migração e os deslocamentos humanos.
Nesta edição de 2019, o tema “Movimentos Migratórios” tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.
O Sesi de Ribeirão Preto será o palco do espetáculo “Sobre deitar raízes em novo solo”, que discute e reflete a necessidade humana de buscar um norte e se estabelecer, crescer, florescer e prover melhores condições para aqueles que habitam entre seus galhos. A peça conta histórias de migrantes que se deslocam do solo familiar para terras incertas, deixam o lar por motivos de força maior e migram, sem certezas, mas repletos de esperanças para o futuro.
Neste primeiro movimento, intitulado “Água”, a pesquisa se concentrou nas travessias migratórias aquáticas, tendo como ponto de partida obras do romeno Matéi Visniec, de Marcela Rodrigues e do britânico Anders Lutsgarten. O texto são fragmentos dramáticos de “Migraaantes” (Matéi Visniec), “Kondima – Sobre Travessias” (Marcela Rodrigues) e “Lampedusa” (Anders Lutsgarten).
A orientação e a direção são de Priscilla Altran, No elenco estão Aleandra Silva Baita, Alexandra Silva, Altair Silva, Dennis Benevides, Dilma Ferreira, Geisy Urbano, Janice Macedo, Kerolyn Oliveira, Rick Vitaliano, Rodrigo Soares, Sarah Pavan, Sonia Bueno, Suzie Messias, Thayssa Enjiu, Tuka Rufino e Victor Pedroso. Alexandra Silva e Priscilla Altran assinam a produção. A realização é do NAC Ribeirão Preto.
A entrada é franca e os ingressos deverão ser retirados na portaria com uma hora de antecedência – não haverá reserva antecipada através do sistema Meu Sesi (www.sesisp. org.br/meu-sesi). Segundo o Serviço Social da Indústria, a temporada de “Sobre deitar raízes em novo solo” ficará em cartaz na cidade até dezembro, com apresentações nos dias 9, 10, 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sábado e domingos, sempre às 20 horas).
Serão duas sessões neste final de semana, no sábado (2) e no domingo, 3 de novembro, sempre às 20 horas. O Sesi de Ribeirão Preto fica na rua Dom Luiz do Amaral Mousinho nº 3.465, no Jardim Castelo Branco, na Zona Leste da cidade. Para este evento, o espaço tem capacidade para 40 pessoas. O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos. Informações pelo telefone (16) 3603-7327.
Núcleo de Artes Cênicas
Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do Sesi-SP. Atende mais de seis mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral.
São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado, inclusive em Ribeirão Preto e Franca. O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas propõe um afundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.