Tribuna Ribeirão
Geral

Metrópole tem 274 casos de covid-19

Ribeirão Preto registrou ape­nas mais quatro casos de coro­navírus em 24 horas e o número de pessoas com covid-19 subiu de 270 para 274 nesta quarta-fei­ra, 29 de abril. O município ain­da aguarda o resultado de 359 exames que estão represados nos laboratórios. A expectativa é de que o diagnóstico destes tes­tes seja anunciado nos próximos dias, já que o Instituto Adolfo Lutz zerou a fila da testagem na semana passada, segundo Dimas Covas, diretor do Institu­to Butantan.

Já foram descartadas 823 sus­peitas. Dentre os 17 mil exames pendentes no Instituto Adolfo Lutz estavam os de Ribeirão Preto. A cidade também já tem sete mortes por causa covid-19 e a taxa de letalidade, consideran­do o número de óbitos em rela­ção ao total de infecções, caiu de 2,6% para 2,5%, bem abaixo dos índices mundial (7,1%), nacio­nal (7%) e estadual (8,6%).

As vítimas fatais são cinco homens (71,4%), de 36 anos, 73, 76 e 87 anos, e duas mu­lheres (28,6%), de 70 e 89 anos de idades. Seis tinham alguma comorbidade como doença car­diovascular, crônica, diabetes, pneumopatia, doença neuroló­gica crônica, imunodeficiência e doença renal crônica. Apenas o homem de 76 anos não tinha doença autoimune

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, a cidade já recebeu 1.456 notificações de supostas ocorrências da co­vid-19. São quatro de em fe­vereiro, 551 de março e 901 de abril. Dentre os 274 casos confirmados estão 114 do mês passado e 160 do atual – cinco por dia. Os dados foram divul­gados no Boletim Epidemio­lógico, por meio do Departa­mento de Vigilância em Saúde.

A incidência de mortes da covid-19 em Ribeirão Preto é de uma por 100 mil habitantes. Segundo a Secretaria Munici­pal da Saúde na sexta-feira, a cidade tem 17,6% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com pacien­tes de covid-19.

O Sistema de Monitora­mento Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento so­cial e de isolamento durante a quarentena do novo corona­vírus, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa em Ribeirão Preto despencou na terça-feira (28), quando o decreto que permitiu a retomada de algumas ativi­dades ainda estava valendo.

Ficou em 40% – era de 41% na segunda-feira (27), mesmo índice de sexta-feira (24). Em todo o estado ficou em 48% anteontem. O ideal é 70% e o aceitável, de 50%. O monitoramento acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes. O Simi-SP faz o levantamento dos índices em outras cidades da região: Barretos (45%), Bebedouro (55%), Franca (44%), Jabotica­bal (47%) e Sertãozinho (47%). O governador João Doria (PSDB) disse ontem que, com esse índice, não vai permitir o retorno das atividades não es­senciais em 11 de maio.

Em pouco menos de um mês, o grupo “Máscaras do Bem de Ribeirão Preto”, cons­tituído pelo Comitê de Enfren­tamento à Covid-19, já produ­ziu mais de 2,5 mil máscaras de uso doméstico, que foram distribuídas às comunidades carentes. Os itens são distri­buídos para pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estimativa previamente definida pelas unidades e ser­viços de saúde do município.

Inclui pacientes, familiares e cuidadores, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Equipes da Atenção Primária à Saúde, Re­sidências Terapêuticas, Centros de Referência de Especialida­des, Ambulatórios de Geriatria e Pneumologia do Núcleo de Gestão Assistências (NGA), en­tre outros grupos em risco de contaminação pela covid-19.

A meta, segundo a coor­denadora Emília Chayamiti, é aumentar a capacidade de produção pelo grupo de vo­luntários e destinar máscaras de uso doméstico para o maior número possível de pessoas. O transporte dos insumos é solidário, realizado de carro e bicicleta, que viabiliza a che­gada dos kits às costureiras. O trabalho começou no começo de abril e tem como meta a produção de 7,5 mil máscaras. Para isso, conta com ampla di­vulgação nas redes sociais para a identificação de voluntários e captação de recursos.

Postagens relacionadas

Prefeitura rescinde contrato da Nove de Julho

Redação 2

Focos de incêndio aumentam 27,2%

Redação 1

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com