Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Merenda escolar de Altinópolis é destaque no livro do Ministério da Educação

O diferencial do trabalho é promover uma alimentação cada vez mais natural (Divulgação)

A Escola Ermelinda Rosalina Sammarco de Figueiredo, de Altinópolis,  virou assunto nacional, depois de participar da jornada Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O trabalho foi selecionado e ganhou as páginas do livro do Governo Federal “Jornada de Educação Alimentar Nutricional”. O objetivo do trabalho era criar um canal interativo de comunicação entre a comunidade escolar da rede pública de Altinópolis e os responsáveis pela produção da alimentação escolar.

O projeto que começou o ano passado, promove ações dentro e fora da escola. Na sala de aula as crianças aprendem sobre saúde e a importância da nutrição. Depois conhecem na prática, visitando hortas, os diferentes tipos de alimentos, as características e nutrientes de cada um deles. Tudo acompanhado por nutricionistas.

Os alunos também recebem os pais e responsáveis para participarem das palestras sobre a importância da alimentação. O resultado destas ações é que o que é servido na escola, também é feito em casa, diminuindo muito as rejeições alimentares.

Projeto

O FNDE (Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação) lança uma campanha anualmente com intuito de promover a educação alimentar e nutricional nas escolas, chamada Jornada de EAN (Educação Alimentar e Nutricional ). É facultativo aos municípios e quem adere, precisa seguir as etapas da jornada.

Os melhores relatos, são selecionados por eles para compor este livro. No ano passado o projeto dos nutricionistas Leandra Alvarez de Paiva Alves e Guilherme Gama Gomes, junto com a escola Ermelinda foi selecionado.

Nutricionista Leandra Alvarez de Paiva Alves (Arquivo pessoal)

O diferencial deste trabalho é promover uma alimentação cada vez mais natural, consolidando a agricultura familiar, e a divulgação destas ações nas redes sociais.

“O perfil compartilha receitas saudáveis que são servidas na alimentação escolar. Isso não apenas informa aos alunos e pais os alimentos que estão sendo oferecidos, mas também incentiva a prática das receitas em casa, promovendo hábitos alimentares saudáveis fora do ambiente escolar”, declara a nutricionista Leandra Alvarez de Paiva Alves

Outro trabalho realizado nas redes sociais são as enquetes interativas. “As enquetes sobre cardápio são realizadas para envolver os alunos na decisão do cardápio da escola. Eles podem votar em suas refeições favoritas. A ação de votar proporciona aos alunos um senso de participação, e dá à equipe de nutrição insights valiosos sobre as preferências dos estudantes”, finaliza, o nutricionista Guilherme Gama Gomes.

(Divulgação)
(Divulgação)

 

Postagens relacionadas

Petrobras reabilita 1,1 mil animais em 2023 

Redação 2

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

PUBLICIDADE: Boca de Ouro – Theatro Pedro II – 15/11

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com