Tribuna Ribeirão
Geral

Mercado Municipal chega aos 119 anos

ALFREDO RISK

Parte da história de cidade e de toda a região, o Mercado Municipal de Ribeirão Preto, mais conhecido como Mer­cadão, completa 119 anos. Para comemorar a data, uma grande festa foi preparada para a população. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Ar­queológico, Artístico e Tu­rístico do Estado de São Pau­lo (Condephaat) em 1993, como Patrimônio Histórico, é considerado um dos pontos turísticos do município.

Funcionários, consumido­res e lojistas comemoraram o aniversário na tarde desta sexta­-feira, 27 de setembro. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário Municipal de Tu­rismo, Edmilson Domingues, participaram ao lado do supe­rintendente da Distrital Cen­tro da Associação Comercial e Industrial (Acirp), Álvaro Po­lastrini, e do presidente da As­sociação dos Comerciantes do Mercado Central de Ribeirão Preto (Acomecerp), Francisco Massaro Neto.

Todos cantaram parabéns e o prefeito serviu à população e aos comerciantes um bolo de sete metros de comprimento e refrigerantes. “O Mercadão um monumento histórico com mais um século de memória da cidade e, com certeza, é um dos pontos de encontro mais tradi­cionais que Ribeirão Preto tem até hoje”, disse Nogueira.

O Mercadão Central de Ri­beirão Preto tem 152 boxes per­tencentes a 67 permissionários. Uma característica do comércio é que os estabelecimentos são passados de pai para filho. Mui­tos dos comerciantes que hoje tomam conta dos negócios vi­ram os pais ou avós trabalharem no local. Alguns trabalham no local desde 1950. A loja da famí­lia Massaro, por exemplo, data de 1926, fundada por Francisco Massaro, o precursor.

De segunda a quinta-feira passam pelo local cerca de três mil pessoas, sendo que o núme­ro triplica as sextas e sábados. Isso representa 30 mil pessoas por semana e cerca de 120 mil por mês, 1,44 milhão por ano de todas as classes sociais. Queijos, temperos, grãos, artesanatos, comidas especiais como pastel, charuto e bolinho de bacalhau, além de roupas, calçados e uma grande variedade de outros pro­dutos. Tudo isso pode ser en­contrado, de segunda a sábado.

Desde 1899
O início das obras do Mer­cadão Central data de 1899. O grande prédio, localizado no quadrilátero entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e avenida Jerônimo Gonçalves, foi inau­gurado em 1900. A obra com pé direito alto, feitas de tijolos de barro e cobertura envidra­çada era muito diferente do que vemos hoje. Foi o prin­cipal ponto de comércio da cidade, sempre com a oferta bem sortida de produtos para moradores da cidade e região.

Enchentes e 120 contos de réis
No início, o Mercadão foi explorado pelo grupo Folena & Cia. Depois de oito anos, a concessionária do imóvel foi indenizada em “120 contos de reis” pela prefeitura de Ribeirão Preto, que tomou posse do imó­vel. As enchentes, sempre que o ribeirão Preto fugia de seu leito, fizeram parte da história e pro­blemas do prédio.

Mas não foram as águas das chuvas que causaram o maior e histórico dano. Em 7 outubro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, um curto circuito provocou um grande incêndio, destruindo-o por in­teiro. Diante da tragédia, os co­merciantes passaram a traba­lhar em barracas montadas na avenida Francisco Junqueira.

Novo prédio
Após 16 anos do incêndio o então prefeito, Costábile Ro­mano, que prometeu a obra em sua campanha, inaugurou o novo prédio. A partir do dia 28 de setembro de 1958, o Merca­dão retomou sua gloriosa his­tória. O Mercado Municipal pós-incêndio foi um projeto do engenheiro Jaime Zeiger. A arquitetura era moderna e ino­vadora para aqueles tempos. Com 4.150 metros quadrados divididos por um corredor principal, cinco corredores secundários, a parte externa, revestida por pastilhas, foi pre­senteada com a obra do escul­tor Bassano Vaccarini.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE – Maurício Meireles – Levando o CAOS

Redação 1

Acirp promove palestra gratuita sobre inclusão em condomínios

William Teodoro

Incêndios destruíram 263 mil ha de cana 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com