No Dia dos Pais deste ano, celebrado em 11 de agosto, o Mercado Municipal (Mercadão Central) é o edifício histórico homenageado pela Campanha Contando Histórias, que presenteia o consumidor com copos de vidro colecionáveis em comemoração aos 120 anos da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
O brinde integra a coleção Contando Histórias e busca estimular as compras no comércio local nas datas mais importantes do varejo. Para ganhar o novo exemplar, o consumidor deve juntar cupons fiscais de compras feitas em empresas associadas da Acirp de 29 de julho a 11 de agosto. Cada R$ 300 gastos dá direito a um copo – limitado a uma unidade por Cadastro de Pessoa Física (CPF).
As notas fiscais devem ser cadastradas no aplicativo Prizor e o brinde pode ser retirado em qualquer unidade da associação até 16 de agosto. A coleção traz quatro copos exclusivos, ilustrados pelo artista local Renato Andrade, com imagens de prédios históricos e icônicos na trajetória da cidade.
O do Dia dos Pais é o terceiro da coleção. Os primeiros foram os do Dia das Mães (Theatro Pedro II) e Dia dos Namorados (Catedral Metropolitana de São Sebastião). A quarta e última ação foi reservada para o Natal e trará o Palácio do Comércio e Indústria, sede da Acirp, que completa 70 anos em 2024.
“É um brinde especial, feito para celebrar os 120 anos da nossa entidade e estimular as compras no comércio local. Todos os associados participam: de lojas de rua, de shoppings, supermercados e serviços. É um presente da Acirp para a cidade, para os nossos empresários e para os consumidores”, destaca a presidente Sandra Brandani.
Pontos de troca – Os locais de retirada dos brindes estão espalhados por todas as regiões da cidade, em cada sede da Acirp: Centro (rua Visconde de Inhaúma nº 489), Leste/Norte (Avenida Saudade nº 834), Oeste (avenida Dom Pedro I nº 642) e Sudoeste/Sul (avenida Caramuru nº 2025).
Os valores em compras não são cumulativos, sendo aceitos os cupons fiscais do período de validade de cada ciclo comercial. O regulamento completo da campanha está disponível no site da Associação Comercial e Industrial (www.acirp.com.br).
No ano em que a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) completa 120 anos de existência, o edifício sede da entidade também celebra sete décadas de inauguração. O Palácio do Comércio e Indústria foi um marco do desenvolvimento urbano e empresarial da cidade.
A ainda hoje, segue como símbolo de vitalidade e modelo essencial em uma região central que precisa ser revitalizada. O Palácio do Comércio e Indústria foi inaugurado em 8 de agosto de 1954 e segue como a sede principal da Acirp desde então, ratificando a importância da ocupação dos edifícios para a preservação histórica.
Palácio – A ideia de um prédio de representatividade para os empresários de Ribeirão e região surgiu em 1938 e levou 16 anos para se tornar realidade. À época, a Acirp contava com 500 associados (hoje são mais de cinco mil), arrecadando o suficiente apenas para manter o expediente com meia dúzia de funcionários (atualmente a associação conta com 90 colaboradores diretos).
De linhas modernistas, o empreendimento foi projetado por Armindo Paioni e construído por Carlos Zamboni, ambos engenheiros. A comissão de empresários responsável pela construção era formada por Walter Barillari, Amin Calil, Antonio Agnello Serra, Baudilio Biagi e Jorge Aury Netto.
A saga da sede própria começou com a aquisição pela Acirp de uma casa com varanda de propriedade da Cúria Metropolitana. No local, considerado o metro quadrado mais caro da cidade, funcionava o bispado de Ribeirão Preto. Os empresários arrecadaram 330 mil cruzeiros reais com doações registradas no livro de ouro do projeto, mas o valor final da construção chegava a 8 milhões de cruzeiros reais (algo próximo a R$ 2,9 milhões de reais nos dias de hoje).
A Associação Comercial e Industrial, então, aguardou um financiamento da Caixa Econômica Federal por dois anos e ainda assim não recebeu valor suficiente. Foi preciso entrar em contato diretamente com o Ministério da Fazenda do governo Vargas para que o projeto fosse finalmente viabilizado e concretizado.
Acirp 120 anos – A Acirp completará 120 anos de atuação em 8 de agosto. A instituição foi fundada em 1904 e sua história se confunde com o desenvolvimento de Ribeirão Preto. Além da sede, a entidade organiza-se em seis distritais (Centro, Norte, Leste, Sul, Oeste e Sudoeste).
Cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão Preto. Além disso, abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC).