Tribuna Ribeirão
Artigos

Menopausa, bons hábitos de vida e tratamentos estéticos

Os hormônios têm um papel fundamental nas mudan­ças que ocorrem ao longo da vida da mulher. Eles causam verdadeiras revoluções no corpo feminino em várias épocas da vida, desde a adolescência, passando pela gravidez, até chegar ao climatério, que marca o fim do período reprodu­tivo da mulher, quando ocorre a menopausa, que é a última menstruação.

O climatério marca a diminuição da função hormonal ovariana até chegar à interrupção da produção de hormônios. Neste período é comum a mulher apresentar vários sintomas, tanto físicos quanto emocionais, que causam grande impacto em sua qualidade de vida. A literatura médica já listou mais de 100 sintomas que podem ocorrer nesta fase.

Entre as situações mais comuns estão a perda urinária, ressecamento e coceira vaginal, ondas de calor, depressão, irritabilidade e diminuição do desejo sexual. O tratamento mais adequado é individualizado, pois vai depender de uma avaliação clínica que leva em consideração a intensidade dos sintomas de cada mulher. De forma geral, para minimizar os problemas é recomendado que a mulher adote hábitos de vida saudáveis, que incluem evitar a ingestão de álcool, não fumar, se manter no peso adequado e praticar atividade física.

Um dos tratamentos mais comuns para tratar os incômo­dos da menopausa é a terapia hormonal, porém, embora ela atenue os sintomas físicos e psíquicos, traz outros riscos. Os hormônios aumentam os riscos da incidência de alguns tipos de câncer ginecológico, como o de mama e do endométrio. Além disso, as mulheres que fazem uso de testosterona, para aumentar o apetite sexual, alteram o perfil do colesterol e podem ter problemas cardiovasculares.

A novidade no mercado são os tratamentos a laser, para estética íntima. O tratamento melhora queixas de atrofia vaginal, remove manchas, melhora a produção de colágeno e o aspecto externo da vulva. O laser, que também pode ser tratamento para incontinência urinária, ressecamento vaginal e corrimento de repetição, tem tido muita adesão entre as mulheres apresentando bons resultados.

Postagens relacionadas

O cantor famoso e o delegado… gagos

Redação 1

Debater o Brasil – parte nº 2

Redação 1

Capelania em missão: “Depressão Natalina” 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com